segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Até o Alberto João já percebeu...

Diz-se que na boca das crianças está a verdade, mas por vezes descortinamo-la também onde menos se espera.
Por oportunismo é certo, Alberto João Jardim, teceu duras criticas a Sócrates, acentuando a tónica na campanha anti-ideologia em curso no Partido Socialista, que eu pessoalmente considero Partido de Sócrates e não socialista.
É claro que as afirmações patéticas de Jardim ao longo dos tempos - patéticas, mal-educadas e reaccionárias - não abonam nada em favor das declarações que fez considerando que Sócrates “desvirtua o socialismo”.
Apesar disso não posso deixar de confirmar a “justeza” das palavras daquela figura, tão detestável quanto a de Sócrates.
Jardim pergunta: “aos portugueses se estão dispostos a votar num homem que não tem ideologia e cujo único princípio é o poder, custe o que custar?”
Pode ler as afirmações de Jardim aqui. Esclareço que não subscrevo, como certamente se entendeu, o pensamento de Jardim com excepção da citação que fiz e que, apesar disso, não levo a sério ainda que seja verdadeira.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

"Eles não sabem que a menina tonta tem a cabeça cheia de farelos"


Para que não haja confusões esclareço que Carolina é a garota que segura a garrafa, o outro suponho que seja cunhado do Durão Barroso, um tal Gonçalo Uva
Vai por ai uma indignação de todo o tamanho, sobre a escolha daquela garota “boazona” uma tal Carolina Patrocínio (Ando mesmo desactualizado, confesso que ainda não tinha dado por ela) como mandatária para a juventude do PS.
Parece que a garota é, na opinião do PS e do seu chefe de fila que deu o aval para a escolha, uma espécie de referência para a juventude. Parece, porque se aquela moça é uma referência para a juventude, significa que falhamos, repitos falhamos, falhamos todos e Abril não passa de um embuste. Mas de facto se é referência, é apenas para a liderança do PS, não acredito que a juventude se reveja na moça.
Eu acho que o PS (Partido de Sócrates) com quem raramente estou de acordo e a quem dificilmente atribuo virtudes, dá com esta escolha a melhor imagem de si próprio. De facto a garota é, de acordo com algumas pérolas (*) que profere, a estampa em versão feminina (mas pimba, claro está.) do líder do PS.
Estão um para o outro, não vale a pena indignarmo-nos… é tudo tão natural, tão previsível… repare-se quem o líder do PS escolhe para conselheiros económicos… Carrapatoso e outros que tais? Porque haveria de ser diferente aqui?
Neste particular - aconselhar-se - nem mesmo para compor o ramalhete, escolheu sindicalistas, mesmo que da área da UGT… nem isso ele fez. Porque haveria de escolher alguém com cabecinha como mandatário para a juventude? Se o líder do PS é só fachada e nariz (tipo Pinóquio) só pode escolher alguém com imagem e com a cabeça cheia de farelos.
Convenhamos, numa perspectiva que não apetece classificar ou catalogar a garota não é nada para deitar fora… mas para mandataria…
***

(*) Dois nacos do pensar da brilhante mandataria do Partido de Sócrates para a juventude

Odeio os caroços nas frutas. Só como cerejas quando a minha empregada tira os caroços por mim. E uvas sem grainhas. É uma trabalheira”.
Ou
Sou muito competitiva. Detesto perder! Prefiro fazer batota, a ter que perder!
Palavras para quê?
Indignação? Por isto… ai não… tenho mais em que pensar, nomeadamente como apear esta corja!!


***
Do saudoso Manuel da Fonseca aqui fica o Poema da Menina Tonta

Poema da Menina Tonta

A menina tonta passa metade do dia
a namorar quem passa na rua,
que a outra metade fica
pra namorar-se ao espelho.

A menina tonta tem olhos de retrós preto,
cabelos de linha de bordar,
e a boca é um pedaço de qualquer tecido vermelho.

A menina tonta tem vestidos de seda
e sapatos de seda,
é toda fria, fria como a seda:
as olheiras postiças de crepe amarrotado,
as mãos viúvas entre flores emurchecidas,
caídas da janela,
desfolham pétalas de papel...

No passeio em frente estão os namorados
com os olhos cansados de esperar
com os braços cansados de acenar
com a boca cansada de pedir...

A menina tonta tem coração sem corda
a boca sem desejos
os olhos sem luz...

E os namorados cansados de namorar...
Eles não sabem que a menina tonta
tem a cabeça cheia de farelos.

domingo, 9 de agosto de 2009

Depoimento de apoio à candidatura de Albérico Afonso (Bloco de Esquerda) à CM de Setúbal

Na vereação um amigo!

Se é certo que a “emancipação dos trabalhadores” será sempre um empreendimento dos próprios, não é menos verdade que todos os apoios e simpatias são necessários nomeadamente ao nível da gestão autárquica. Por isso se impõe eleger para a Câmara Municipal de Setúbal uma vereação amiga, uma vereação comprometida com o trabalho e com os trabalhadores. Uma vereação que saiba sempre de que lado está e com quem quer estar.
Porque “A cidade é (…) um pulmão que respira (…) é um poro, um corpo que transpira” como escreveu Ary e cantou Zeca Afonso, impõe-se em 11 de Outubro eleger vereadores descomprometidos com as politicas nefastas que têm gerido e tratado tão mal a cidade e as gentes que aqui nasceram, que para cá vieram, que aqui vivem, que nela e com ela querem alcançar o futuro. Desde Abril que a nossa cidade tem sido gerida, primeiro pelo PCP, depois pelo PS coligado com a direita (PSD e CDS) ou sozinho, liderado por essa abominável figura que tão negativamente marcou a cidade, Mata Cáceres e de cuja gestão ruinosa ainda hoje os setubalenses sofrem as consequências, sem uma politica orientada para a qualidade de vida e integração de todos. Todas as gestões municipais, incluindo a que se configurou como a grande mudança, falo de Carlos Sousa, se pautaram por uma inqualificável inoperância no que ao essencial diz respeito.
Setúbal por tudo isso, corre hoje sérios riscos de se transformar gradualmente num imenso dormitório da capital, sem vida e descaracterizada. Deixo porem essas questões importantíssimas para a vida da cidade, mas de carácter predominantemente técnico para outros, porventura mais abalizados que eu. Enquanto militante sindical que sou e ex-membro da CT de uma das maiores empresas do país, a PT, que fui, quero referenciar o facto de que a nossa cidade precisa de autarcas socialmente comprometidos com a defesa dos trabalhadores, não apenas do município mas de todos os que de uma ou outra forma fazem parte da cidade, porque aqui residem ou porque aqui trabalham.
Infelizmente a conflitualidade entre os trabalhadores da autarquia e a edilidade foi, no mandato que agora termina, uma realidade. Convenhamos que em todo o processo, e independentemente das razões que assistem às partes, Dores Meira ficou “muito mal na fotografia”, não só foi acusada de comportamento prepotente e ditatorial, e mesmo “pidesco” por gente até da sua área ideológica, como ela própria, na resposta à conferencia de imprensa da CT dos trabalhadores da autarquia usou uma linguagem que em nada a distingue de um qualquer patrão retrógrado e reaccionário. Maria das Dores Meira chegou a acusar os trabalhadores de não quererem trabalhar, de quererem auferir "brutos salários" sem nada darem de si, levantando também sorrateiramente suspeições sobre estes e fez comparações inqualificáveis entre estes trabalhadores e os delinquentes que, nas suas palavras, são presos e soltos de imediato, como muito bem denunciou o BE em comunicado.
Em meu entender a cidade não se constrói contra os desfavorecidos ou contra os trabalhadores, mas com estes e também para estes. Neste contexto o BE em geral e os seus candidatos à autarquia de Setúbal em particular, têm pautado a sua actividade, intervenção cívica e social pelo alinhamento inequívoco com os trabalhadores e as suas ORT’s. Foi e é neste contexto que se opuseram e opõem ao Código do Trabalho, um verdadeiro tratado do trabalho sem regras e sem direitos, criado pelo governo PSD/CDS e que o Partido Socialista se encarregou de agravar em favor dos poderosos.
Os candidatos do Bloco de Esquerda, Albérico Afonso, João Barbara, Luisa Ramos, Duarte Carrilho, entre outros, dão-me garantias de que jamais pactuarão com tal legislação e que com eles na autarquia os trabalhadores encontrarão sempre uma voz amiga e um abraço solidário.

José Carrilho
(Militante sindical e ex-membro da CT da PT)

Morreu Raul Solnado


Talvez seja excessivo… ou… talvez não!
Não importa… o que me apetece registar hoje, precisamente no dia em que Raul Solnado nos deixou é que como dizia Luís de Camões “há homens que, por obras valorosas, se vão da lei da morte libertando”.
Seguramente que pelo humor, mas também pela sua dimensão humana Raul Solnado jamais desaparecerá da nossa memória. Raul Solnado foi capaz de nos fazer rir seriamente no tempo da tristeza, na longa noite…
Até sempre Raul