sexta-feira, 30 de abril de 2010

Analistas? Badamecos diria...

Sócrates não é apenas o politico arrogante e pretensioso, é muito mais que isso… para pior!
Nas últimas legislativas, no debate televisivo Louçã vs Sócrates, o primeiro-ministro atirou-se ao líder do Bloco por causa da tributação dos PPR e dali não saiu, voltando sucessivamente ao mesmo. A cada questão que Louçã colocava, o artista com um sorriso cínico e olhar de manhoso ripostava: Então o senhor quer tributar as poupanças das pessoas?
Não discuto a valia da medida, está por demais demonstrada a sua justeza. Todos sabemos que apenas os serviçais de um certo modelo de estado sem estado, os neo-liberais e calhandras da mesma espécie, se lhe opõem. Mas não é da medida que quero falar, mas da reacção dos analistas.
Os analistas de serviço, todos a uma só voz, esgrimiram a coisa e concluíram que foi uma estratégia de mestre. Enalteceram até à exaustação a estratégia, a que convenhamos com justiça, chamaram de canina, tipo agarrar o osso e não largar.
Para os ditos Sócrates esfrangalhou, disseram, Francisco Louçã. Um desses badamecos até salivava de satisfação. E em boa verdade o homem agarrou-se ao osso e não largou.
Hoje no debate da AR, Louçã perguntou a Sócrates quanto custa, ou melhor, quanto vale a medida que com o apoio do mano gémeo (Passos Coelho) e de toda a direita se prepara para lançar contra os desempregados.
O primeiro-ministro como vem sendo habitual não respondeu, divagou, disse, desdisse e nada de concreto sobre a questão colocada. Louçã voltou a colocar a mesmíssima pergunta. O governante voltou a divagar, a dizer e a desdizer…
Novamente Louçã no uso da palavra recolocou a questão: Quanto vale a medida contra os desempregados? Em que estudos se apoia para a propor.
Sócrates voltou a nada responder sobre a matéria, apenas confirmou que não tem estudos. Sendo assim como muito bem observou Louçã, a questão é ideológica.
Em suma, os analistas que tanto valorizaram a estratégia de Sócrates no debate da TV, estratégia tipo cão agarrado ao osso. Rosna, rosna e não larga, remetem-se agora ao silêncio quando Louçã repetiu até à exaustão, sem largar, a pergunta: Quanto vale e em que estudos se apoiou para tomar a medida contra os desempregados?
Nem um só badameco veio à praça registar a estratégia e a vitoria no frente a frente, bem como a confissão do primeiro-ministro de que não tem estudo nenhum que credibilize a medida e que em boa verdade a questão é meramente ideológica e resulta de mais uma cedência à direita.
Cedência, à direita é uma maneira de dizer, porque só cede à direita quem não é de direita, ele reforçou o seu espaço político ideológico. Cedência a bem dizer ceder, apenas o fez para o seu companheiro de infantário político. Ambos, Sócrates e Passos fizeram a mesma escola.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sócrates e Passos unidos na antecipação do PEC


Já partilharam o mesmo berço politico (JSD); partilham a mesma ambição; comungam a antecipação das medidas do PEC; são ambos vaidosos - na minha terra diz-se peneirentos - que mais os vamos ver partilhar?
Uma coisa é certa, esta amizade e estas partilhas têm um custo, desconfio que vão ser os mesmos de sempre a pagar as despesas...

Discos do GAC - Vozes na Luta vão ser reeditados em CD

Cultura: Uma boa noticia

Os quatro álbuns gravados pelo Grupo de Acção Cultural (GAC) - Vozes na Luta, nos anos que se seguiram à revolução de Abril de 1974, vão ser editados pela primeira vez em CD no próximo dia 30, revelou a editora iPlay.
Os LP "A Cantiga é uma Arma", "Pois, Canté!", "Vira Bom" e "Ronda da Alegria", editados entre 1974 e 1977, foram remasterizados por José Fortes, a partir das fitas originais, e são acompanhados, cada um, por um libreto de vinte páginas com a transcrição integral das edições originais.
As reedições, 36 anos depois, terão ainda textos introdutórios dos jornalistas Nuno Pacheco (Público) e João Lisboa (Expresso).
O GAC - Grupo de Acção Cultural surgiu no final de abril de 1974 e contou com as participações de figuras como Luís Cília e José Mário Branco, um dos principais mentores que tinha acabado de chegar do exílio, Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Júlio Pereira, Fausto, Manuel Freire, Rui Vaz, Carlos Guerreiro - ambos hoje nos Gaiteiros de Lisboa -, José Niza e Luísa Vasconcelos.
"A 01 de Maio [de 1974], ainda na euforia da liberdade reconquistada, `um grupo de trabalhadores culturais´ lança um manifesto onde se anuncia a criação de um Colectivo de Acção Cultural (CAC), disposto [continua]

Fonte: Diario de Noticias

terça-feira, 27 de abril de 2010

O nosso patronato...

Nunca pensei que, apesar de retrógrado, o patronato pudesse descer tão baixo. Agora propõe-se exigir o fim do valor mínimo nas renumerações.
Enquanto isso, gestores e administradores arrecadam milhões, outros recebem duas e três reformas, outros ainda acumulam cargos (altamente remunerados) atrás de cargos…
É preciso ser muito canalha, muito sujo, (não tenho adjectivos para classificar esta cáfila) para defender estas ideias, para fazer estas propostas…
Estes gajos – desculpem a linguagem, mas isto é canalhice, estes tipos tiram-me do sério – não merecem a nossa consideração, estes figurões são definitivamente o problema do nosso país. Com uma cáfila destas dentro de casa, quem precisa de inimigos?

Museu do capitão de Abril "Salgueiro Maia"

O "Mundo Português" de hoje informa que em Castelo de Vide vai ser criado o Museu do capitão de Abril "Salgueiro Maia".
Já não era sem tempo, ainda assim tenho sérias dúvidas a esse respeito, mas... vamos ver, como diz o cego.
Lembro a este propósito que Salgueiro Maia doou a Castelo de Vide em testamento, a sua vasta colecção de armas e que tanto o poder socialista, que dirigiu a Câmara durante décadas quanto o PSD que vai, creio, no seu terceiro mandato nenhum concretizou este desejo do Capitão de Abril, que é sem duvida a concretizar-se, mais uma mais valia para Castelo de Vide.
Infelizmente a pequenez politica dos partidos do espectro governativo em Castelo de Vide, não lhes permitiu avançar.
Será desta?

A notícia reza assim:

Vai ser criado o Museu do capitão de Abril "Salgueiro Maia"
Terça-Feira, 27 Abril de 2010

O município de Castelo de Vide vai construir um museu dedicado ao capitão Salgueiro Maia, num espaço situado a poucos metros da casa onde nasceu o militar em 1944, que está à venda há cerca de dois anos...

"Salgueiro Maia pouco antes de falecer (1992) deixou o seu espólio militar ao município. Nós já temos uma casa e um ante-projecto para vir a construir um museu", revelou o vice-presidente do município local, António Pita, em declarações à agência Lusa.
Enquanto a autarquia reúne esforços para expor o espólio de Salgueiro Maia, líder da revolução no dia 25 de Abril de 1974, num solar setecentista, adquirido em 1997 por 28 mil contos (140 mil euros), a casa onde nasceu o capitão de Abril, situada na Rua de Santo Amaro, em pleno centro histórico daquela vila alentejana, está à venda há cerca de dois anos por 50 mil euros.
Em declarações à Agência Lusa, Cláudia Salgueiro Dias, prima do capitão de Abril e proprietária do imóvel, disse [Continua]

Jornal de Noticias de 2010-04-22

foto do JN (Alfredo Cunha/Global Imagens)

O JN do passado dia 22, publicou um pequeno trabalho, denominado "A história de... Salgueiro Maia O capitão que fazia de xerife", onde dando voz a alguns castelovidenses estes falam, da adolescência de Salgueiro Maia uma das mais importantes referências do 25 de Abril de 1974, e ilustre castelovidense.
Pode ler aqui.

Desemprego, rolo compressor

segunda-feira, 26 de abril de 2010

As massas...

Tachos de milhões

Os porta-estandartes, podiam ser trabalhadores bloquistas da PT eleitos para as ORT’s da PT em nome de um projecto supostamente desta área da esquerda.
Podiam pois!

domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril sempre!



Acabo de chegar de uma sessão de "Canto Livre" comemorativa do 25 de Abril nas Cabanas/Palmela.

A sessão decorreu no Grupo Desportivo Cabanense

sábado, 24 de abril de 2010

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Soares, porque não te calas, porque não calças as pantufas?

Soares é um homem, que apesar da sua provecta idade, continua a impressionar.
Impressiona pela desfaçatez, pela insolência e pelo desaforo.
Hoje, na entrevista à Antena 1, no âmbito das entrevistas aos ex-Presidentes da República, Soares apontou o dedo, muito justamente, a muitos dos malefícios da nossa democracia, curiosamente ao contrario de Sampaio e até de Eanes não se mostrou muito preocupado com a qualidade da nossa democracia, ainda que tenha admitido que o fosso entre pobres e ricos, no fundo a repartição da riqueza seja cada vez mais desigual.
Já estamos habituados a este linguarejar de Mario Soares, dá uma no cravo outra na ferradura e no fundamental fica tudo igual. No fundo faz umas pequenas criticas, insípidas para que tudo fique na mesma.
Este post contudo não visa dissertar acerca das suaves críticas de Soares ao sistema, tampouco discutir a qualidade da nossa democracia.
Perturbou-me, indigna-me mesmo a desfaçatez de Soares em apontar o dedo à nefasta influência do neo-liberalismo nos Partidos Socialistas, sobretudo diz ele, no consulado de Bush. A cultura do dinheiro e outros valores análogos terão sido assimilados pelos socialistas.
Na verdade ele não deixa de ter razão a propósito dos valores do PS. Porem uma analise atenta do percurso dos Partidos Socialistas europeus e, do português em particular, permite-nos concluir que esse desvio, essa descolagem, esse desapego aos valores fundamentais da esquerda não começou na era de Bush, vem de traz, muito de traz. Seguramente não será necessário recordar ao Dr. Mário Soares que ele é o principal coveiro do socialismo do PS, nomeadamente quando o engavetou. Foi ele quem abriu as portas do nosso país aos interesses norte-americanos em pleno PREC. Quem esquece as suas ligações ao então embaixador norte-americano Frank Carlucci?
Hoje de facto, as diferenças entre os PS’s europeus e os partidos à direita são nulas. Nulas! Na verdade ambos disputam o protagonismo da mesma agenda politica, das mesmas ideias, dos mesmos projectos… Não se diferenciam.
No caso concreto do PS português, podemos com rigor garantir que não foi o PSD ou o CDS que se deslocaram para o centro…
Mas Soares não pode continuar a ditar sentenças, a reclamar o estatuto de pai da democracia, de reserva moral da esquerda, quando o fundamental da sua actividade tem assentado em projectos pessoais e ódiosinhos de estimação.
Todos sabemos que Soares continua a mover diligencias no PS no sentido de condicionar o apoio deste partido a Manuel Alegre, que na candidatura do Dr Fernando Nobre está a sua impressão digital, que por muito que o negue prefere Cavaco na presidência a uma vitoria do candidato Manuel Alegre.
No momento difícil que atravessamos, é crucial para a esquerda, mas sobretudo para a democracia que na presidência, não esteja alguém com o perfil do actual inquilino e esse alguém é, mais que não seja pelo seu empenho em unir as esquerdas, Manuel Alegre.
Soares sabe disso mas dá primazia ao seu orgulho, a sua vaidade, ao seu umbigo.
Soares, porque não te calas, porque não calças as pantufas?

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Francisco Martins Rodrigues (Moura, 1927 - Lisboa, 22 de Abril de 2008)

Francisco Rodrigues Martins pertenceu ao Comité Central do PCP, partido que abandonou no final de 1963 por discordar das posições pro-soviéticas de Cunhal. Fundou em 1964 o Comité Marxista-Leninista Português (CMLP).
Esteve várias vezes preso pela PIDE, a última das quais entre 1965 e o derrube do antigo regime, em Abril de 1974 acusado de ter morte o agente da PIDE Mário Mateus.
O entãomilitante do PCP, Chico Martins, juntamente com Álvaro Cunhal e outros presos políticos,  protagonizou a celebre fuga de Peniche que enfureceu, e de que maneira, o ditador Salazar.
Francisco Martins Rodrigues esteve ainda na fundação do PCP (r) uma organização ML muito próxima da UDP. Ultimamente estava ligado à revista “Politica Operária”.
Admirei profundamente este homem.
Dois anos passados sobre a sua morte, não posso deixar de me inclinar, perante o seu exemplo de combatente da liberdade.

Obrigado Camarada!

Domingos Névoa absolvido!

Mais um extraordinário serviço prestado à credibilidade da justiça. Se a oferta de 200 mil euros para desistir de uma queixa contra o empresário não é crime, digam-me lá senhores juízes o que é então crime?
O Tribunal da Relação de Lisboa absolveu o empresário Domingos Névoa do crime de tentativa de corrupção do vereador da Câmara de Lisboa José Sá Fernandes.
Segundo os juízes da Relação, "os actos que o arguido queria que o assistente praticasse, oferecendo 200 mil euros, não integravam a esfera de competências legais nem poderes de facto do cargo do assistente".
Pelo que concluem "não se preenche a factualidade típica do crime de corrupção activa de titular de cargo político".
E querem que acreditemos na justiça! Na justiça que iliba Domingos Névoa e condena os pilha galinhas?
Devem pensar que somos tolos, não?

O PS no seu melhor

Definitivamente: Este PS não tem um pingo de vergonha. Ontem na Comissão de Inquérito parlamentar exigiram que um jornalista chamado a depor, quebra-se o sigilo profissional e divulga-se as suas fontes.
Hoje perante o despudor de Rui Pedro Soares, homem de mão do PS na PT, que se remeteu ao silêncio invocando a sua qualidade de arguido, o PS mostra-se compreensivo com o deponente, que acabou por não o ser. O PS foi diga-se o unico partido a compreender o dito cujo. Percebe-se...
Da ultima vez que lá esteve, o moço gozou com a cara dos deputados invocando a sua qualidade de adepto FêCêPe, agora usou o tempo para pedir desculpa ao Sr. engenheiro.
Irremediavelmente este PS tem duas caras. Em definitivo este PS não é de confiança!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quem ajuda o Carlos a encontrar "Tarzam"?

O meu amigo Carlos Vardasca, a quem num longínquo dia, “Tarzam” [ver fotos e reportagem do CM anexa] salvou a vida, soube que o seu salvador é hoje um dos muitos sem abrigo que deambula por ai, pede ajuda [ler texto aqui] para o encontrar. Quer prestar-lhe uma homenagem e ajudá-lo dentro das suas possibilidades. Carlos solicita que quem se lembre do “Tarzam”, quem o conheça o ajude a contactá-lo.



Canto livre em Setúbal


A Associação José Afonso, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Sociedade Filarmónica Capricho Setubalense, leva a efeito, dia 8 de Maio de 2010, pelas 21 horas, uma sessão de CANTO LIVRE, na Sociedade Filarmónica Capricho Setubalense, Largo da Misericórdia, Setúbal.
Com a participação da AJA NORTE e TINO FLORES.
Este projecto do núcleo do Norte da Associação José Afonso, faz o cruzamento da música com referências históricas, com momentos de poesia e projecção de imagens, em que é percorrida a história do Canto de Intervenção fundamentalmente em Portugal, mas também noutras partes do mundo onde a música deu voz à luta.
Da seara portuguesa ao capim angolano, passando pelo estádio nacional no Chile, n’ O Canto de Intervenção é-nos proposta uma viagem pelos principais cantautores portugueses e internacionais, contextualizando o seu papel na música e na sociedade e interpretando algumas das suas músicas e poesias mais marcantes.
Esta iniciativa foi já apresentada em diferentes locais, tendo vindo a reunir críticas muito positivas, alargando o reconhecimento e visibilidade do projecto:

ICBAS (Porto) - Dez 2007; CLP - Fev 2008; C.M. Matosinhos, CAE São Mamede (Guimarães), Festival “Fazer Festa” (Porto) - Abr 2008; Junta de Freguesia de S. Ildefonso (Porto); Regueirão dos Anjos (Lisboa) - Nov 2008; J.F.de Guifões (Matosinhos), Associação Recreativa de Canidelo (V.N.Gaia), Largo do Carmo (Lisboa), Casa do Povo da Longra – Abr 2009; A Gentalha do Pichel (Galiza) – Maio 2009; SINAPSA (Porto), Ferrol (Galiza) – Nov 2009; Casa Viva (Porto) – Dez 2009.

Entrada: 3 € /APOIO 5 €

Contactos: 265522327

terça-feira, 20 de abril de 2010

Democratização da escola


Na próxima Segunda-Feira, 26 de Abril pelas 21h30, terá lugar no bar Três Quinze Dias, em Setúbal uma sessão subordinada ao tema "Humanizar e Democratizar a Escola".

Esta sessão contará com as participações da deputada Ana Drago, do Bloco de Esquerda, e de António Avelãs, presidente da SPGL.

Comemorações oficiais do 25 Abril em Setúbal

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Isto não se faz ao engenheiro carago

Se não conhece-se o governo e a quem efectivamente serve, hoje tinha ficado com pena do Sócrates. Por um lado recebeu um abraço de “gratidão” e “amizade” de Alberto João. Convenhamos… seria caso para ter dó, compaixão até….
Receber a gratidão de Alberto João, não é propriamente algo de que nos possamos orgulhar…
Se calhar estou a exagerar, mas de facto quando tal acontece, quando alguém é abraçado pelo Alberto João, mesmo sem antes ter sido excomungado por ele como caso da personalidade referida, fico com pena…
Não sei porquê, mas a verdade é que fico assim macambúzio, tristonho…
Nem sequer é por pensar que são da mesma igualha…
Coitado do Sócrates tem-nos tramado a vida é certo; fecha maternidades, encerra escolas, corta nas reformas, enfim… mas por umas coisitas dessas ter que confraternizar com o Alberto João, brindar, abraçar… calhando é demais.
Para agravar tudo isto os patrões da nossa economia, os tipos que mandam na PT, na EDP e na ZON borrifaram nas recomendações do governo e ignoraram a recomendação de baixar os salários dos administradores em 5% bem como a suspensão do bónus por dois anos…
Tá mal, o Sócrates coitado empenhadíssimo em moralizar a coisa e os patrões a mandarem a moral às malvas….
Tá mal, atão não tá? Não ligaram patavina ao Sócrates… pobre moço, tão bem-intencionado e fizeram-lhe a desfeita.
Isso não se faz à tia, por mais mansa que ela seja. Perdão tia mansa é a tia do Louçã. Não foi isso que disse o Sócrates? 
Não me sai da cabeça uma coisa destas. Arre! Isso  não se faz ao... não se faz ao..., não se faz deixa cá ver Ambrósio, deixa cá ver, não se faz… já sei, isto não se faz ao engenheiro carago!

Um tipo já não pode ser solidário que mesmo assim “nos vão aos bolsos”

Que o capital faz dinheiro de quase tudo já nós sabíamos, não é porem do conhecimento público que também faz dinheiro da desgraça alheia. O texto que se segue recebi-o de um amigo na minha caixa postal.




O Estado português ao melhor nível! Vergonhoso!!!!

A campanha a favor das vítimas do temporal na Madeira através de chamadas telefónicas é um insulto à boa-fé da gente generosa e um assalto à mão-armada.
A promoção reza assim: Preço da chamada 0,60 € + IVA.
São 0,72 € no total. O que de má-fé não se diz é que o donativo que deverá chegar (?) ao beneficiário madeirense é de apenas 0,50 €.
Assim oferecemos 0,50 € a quem carece, mas cobram-nos 0,72 € , mais 0,22 € ou seja 30 %. Quem fica com esta diferença?

1º - a PT com 0,10 € (17 %) isto é a diferença dos 60 para os 50.

2º - o Estado 0,12 € (20 %) referente ao IVA sobre 0,60.

Numa campanha de solidariedade, a aplicação de uma margem de lucro pela PT e da incidência do IVA pelo Estado são o retrato da baixeza moral a que tudo isto chegou.
A RTP anunciou com expressa satisfação que o montante doado já atingiu os 2.000.000 de euros. Esqueceu-se de dizer que os generosos pagaram mais 44 % ou seja mais 880.000 euros divididos entre a PT (400.000 € para a ajuda dos salários dos administradores) e o Estado (480.000 € para ajuda ao reequilíbrio das contas públicas e a todos os trafulhas que por lá andam).
A PT cobra comissão de 20 % num acto de solidariedade.
O Estado faz incidir IVA sobre um produto da mais pura generosidade.

ISTO É UMA TOTAL FALTA DE VERGONHA!!!!

ISTO É UM ASQUEROSO ESBULHO!!!

Tudo é pago, contemplando o lucro dos ditos e, claro está, os impostos ao consumo.



Em Portugal, miseravelmente, não se pode ser solidário, porque até dela se aproveitam!

domingo, 18 de abril de 2010

Exposição de Serigrafia nas Caldas da Rainha

Caldas da Rainha - Exposição de Serigrafia


Curso de Serigrafia 2009/2010 / Exposição e lançamento da Fanzine

De 8 a 24 de Abril Zona 2
Rua Capitão Filipe de Sousa Nº 2 1 Esq.

(Mercado do Peixe) -  Nas Caldas da Rainha

Expõem:

Alexander Wiesbaum (Alex), Charlei Steve (Carlos Esteves), Dinis Carrilho, Joy e Marina Ximens

***
Gostei muito dos trabalhos expostos, e, perdoem-me a diferenciação, gostei particularmente do trabalho do jovem Dinis Carrilho.
Se ainda não visitou e tiver oportunidade de passar pelas Caldas da Rainha, não hesite e dê uma saltada à Rua Capitão Filipe de Sousa Nº 2 1 Esq, ali mesmo ao Mercado do Peixe nas Caldas

Hoje visitei o Forte de Peniche


Confesso que mais uma vez me deixei vencer pela emoção. Mas que posso eu fazer?
Como posso conter-me, quando ali por traz daqueles muros, esteve encarcerada gente que lutou, alguns com o sacrifício da própria vida, pela liberdade e pela democracia?
A eles, aos que lutaram para que Abril fosse possível a minha incomensurável gratidão. Obrigado camaradas!

sábado, 17 de abril de 2010

Linha do Tua em risco de desaparecer

Uma verdadeira maravilha de Portugal, uma simbiose perfeita entre o homem e a natureza em risco de desaparecer.
Diz-se que o homem não deve morrer sem fazer um filho, plantar uma arvore, escrever um livro, diz-se... eu digo que para usufruir na plenitude do ter passado por cá, não deve partir sem passar pela Linha do Tua...
Felizmente tive o grato prazer de fazer o troço Mirandela - Tua e Tua - Mirandela, precisamente no dia anterior ao último acidente (Acidente?) e que ditou o encerramento (Temporário?) de mais um troço da linha.
Filhos, arvores, livros e Linha do Tua...


NÃO DEIXE DE VER "PARE,ECUTE E OLHE"

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Isto só tem um nome...


Texto extraído daqui [Correio da Manhã]

«À porta do edificio da PT, onde decorre a Assembleia Geral, decorre uma manifestação de vários sindicatos da empresa, que contestam a política remuneratória da PT. Paulo Gonçalves, delegado sindical, dá voz ao descontentamento dos trabalhadores, que este ano vão contar com aumento zero. “No processo de negociação do acordo colectivo de trabalho, propusemos o acordo para todas as empresas do grupo, mas a administração decidiu aplicar apenas à TMN, PT Comunicações e PT Prime”.
Assim, os funcionários contam com aumento zero numa altura em que “são distribuídos prémios chorudos à Zeinal Bava e à administração”. O CEO da PT irá receber perto de 2,5 milhões d eeuros, enquanto que Rui Pedro Soares recebeu cerca de 1,5 milhões. “É imoral”, diz.
Os trabalhadores, que pedem um aumento de 3%, dizem ainda que nos últimos anos abdicaram de vários direitos na área da saúde que permitem uma poupança de 10 milhões de euros anuais à empresa.
Por estas razões, o dirigente revelou que os sindicatos presentes na AG vão votar alinhados com a CGD e a Parpublica, caso a proposta de redução de salários seja analisada.
“Se há 700 milhões de euros de lucro tem de haver aumentos.”»


Isto não é apenas imoral, isto é gozar com a nossa cara. A isto na minha terra chama-se gadanho, há porem quem, sem papas na língua, diga que isto é um ROUBO!

É fartar vilanagem!

Suibsidios, declaração

Sou de esquerda. Ser de esquerda é valorizar as pessoas, é permitir que todos se envolvam na construção de uma sociedade mais justa e mais igual. E isso faz-se com trabalho e com participação.
Não me repugna por isso que determinados subsídios sociais, nomeadamente o chamado rendimento mínimo, careçam de retribuição de quem o recebe com trabalho comunitário. O trabalho, o comunitário em particular, não pode ser encarado como uma penalização, deve até ser uma reivindicação de todos os que atinjam a idade indicada e tenham destreza física ou mental para o fazer.
Sou de esquerda e sou em ultima análise simpatizante, ou militante da causa comunista. Neste lado da barricada, o trabalho nunca nos meteu medo, antes pelo contrário, perdê-lo, recusarem-no isso sim é que nos aflige e nos preocupa. Acresce que no trabalho não tem apenas a componente remuneratória, tem também a contribuição de cada um de nós para a sociedade, que queremos mais democrática, mais justa e mais livre.
Excluo de imediato o envolvimento dos trabalhadores a receber subsídio de desemprego de qualquer comparticipação, nomeadamente trabalho comunitário, na medida em que o que recebem, resulta das suas próprias contribuições enquanto estiveram no activo. Trata-se de dinheiro que lhes pertence, aos desempregados ninguém dá nada, devolvem quando muito parte do próprio investimento para usar a linguagem que o capital conhece.
Sem prejuízo de melhor, ou mais fundamentada opinião, é meu entendimento que temos – na esquerda – que tratar esta questão sem preconceitos e acima de tudo, não podemos permitir que a direita populista use e abuse desta bandeira da esquerda, justa e necessária. O entendimento que muito justamente fazemos de que os subsídios de cariz social, incluindo o rendimento mínimo, são um direito e não um acto de caridade, não pode implicar desresponsabilização na sua atribuição e muito menos funcionar como “o acto de contrição” para ressarcir recalcamentos de classe ou outros com a desgraça alheia. Os subsídios são para reintegrar não podem ser incentivos ao laxismo e à preguiça.
Nós que tantos preconceitos apontamos aos outros quando será que nos despimos dos nossos próprios tabus?

Ridiculo

João Proença, secretário-geral da UGT continua a brincar com a nossa inteligência, com a sapiência dos trabalhadores portugueses.
Por um lado aprova, considera mesmo inevitável o PEC e as suas dolorosas medidas contra os trabalhadores e contra a economia nacional, por outro reclama (com voz muito fininha) por medidas que favoreçam o emprego e apela aos “empregadores” (Já não há patrões?) para que tenham bom comportamento.
Se o homem não é tolo é brincalhão. E brincar com coisas sérias, com o nosso direito ao bem-estar é grave, muito grave e irresponsável.

Saudades do PREC

Paulo Teixeira Pinto, um jovem reformado com reforma dourada, veio à liça desafiar em carta aberta o deputado Francisco Louçã para prescindir da imunidade parlamentar a fim de poder ser julgado por suposta difamação do próprio.
Ao que parece Paulo Teixeira Pinto ofendeu-se com declarações de Francisco Louçã que o responsabilizam directamente por uma serie de situações, que podem ou configuram mesmo crime.
Era o que faltava, um deputado eleito pelo voto popular ter que se calar perante as afrontas e tudo o mais que uma certa casta de administradores, gestores e banqueiros não se cansam de cometer com serias repercussões na sua carteira a qual cresce em contra ciclo com a nossa barriga.
Chamem-me saudosista e tudo o que quiserem, mas não escondo, tenho saudades do PREC.

Poltrões

Os poltrões e os sem carácter – quase todos – falam grosso para os fracos e os desprotegidos. Avançam para nós de peito feito e sem qualquer sensibilidade – social no caso.
Humilham e maltratam. Reduzem salários, retiram qualidade de vida. Obrigam-nos a pagar mais impostos e cada vez mais altos. Impostos a que não podemos fugir – as famosas retenções na fonte…
Enquanto isso para os outros, para os poderosos; Gestores, administradores e banqueiros falam fininho, muito fininho quando não de cócoras e de chapéu na mão.
E quando num qualquer rasgo de ousadia, lhes pedem contribuições, uma simples redução dos seus chorudos vencimentos e a suspensão dos bónus que se auto atribuem, estes fazem vista grossa e ignoram por completo os seus apelos… então metem o rabo entre pernas e vêm com mais medidas para cima de nós.
Já todos conhecemos o estilo, muito poucos ousamos escorraça-los.

Palhaçoides!

Ao declarar que «Se alguém tinha ilusões no Bloco que as perca de vez porque com o Bloco não se vai a lado nenhum.» António Costa mostrou mais uma vez que a sua imagem de homem de esquerda, de suposta consciência de esquerda do Partido de Sócrates é uma intrujice, não passa de uma imagem ficcionada. No fundamental Costa é igual ao chefe. Convenhamos quem se presta para partilhar o debate com aquelas anacrónicas figuras Pacheco Pereira e Lobo Xavier, na “Quadratura do Circulo” não presta. Quem presta para aquele vómito de empanturrados e anafados burgueses, não presta para uma solução para o país.
Costa, ao contrário de Manuel Alegre, não tem qualquer projecto nem nunca quis unir a esquerda, Costa sempre quis apenas os votos da esquerda.
Não presta! Com Costa pode-se caminhar, mas não se faz caminho.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aumentos nos combustiveis

Os aumentos nos combustíveis entraram em espiral, sobem vertiginosamente. No entanto podemos ficar sossegados, do governo já veio a explicação para o acontecimento:
O Ministro da Economia, Vieira da Silva não compreende o elevado preço dos combustíveis.
Pois, com estes governantes quem precisa de inimigos?

TAGUSPARK vs LUÍS FIGO


Ainda não percebi a razão pela qual Luís Figo vai passando mais ou menos imune à escandaleira da Taguspark. Porque será? Quem o teme? Que vassalagem é esta?
A verdade, tal como o azeite, vem ao de cima e vai dando para perceber que o apoio foi a José Sócrates por parte de Luís Figo foi “fervoroso e espontâneo” e que custou qualquer coisa como 750 mil euros. Mais, esse apoio só se deu, depois de devidamente assinado o contrato, como mandam as boas regras comerciais.
Mercenário ou não, com ou sem preço, o problema é dele. Luís Figo para mim nunca passou de um talentoso jogador de futebol, de futebol e da finança…Não tolero porem que o jornalismo de investigação se atire e bem, friso e bem, aos políticos e deixe incólumes os homens dos futebóis como se eles fossem uma espécie de seres do Olimpo.

CONJURA.


O cardeal José Saraiva Martins, o religioso português que vive no Vaticano, prefeito emérito da congregação para a Causa dos Santos, veio à praça para se indignar com a “conjura contra a igreja”.
Na opinião do “santo homem”, embora se deva condenar e julgar os padres pedófilos, esta campanha é no fundamental uma “conjura contra a igreja”.
Contra a igreja e contra o cardeal Joseph Ratzinger, hoje denominado Bento XVI. As suspeitas e ao parece mais que isso, de encobrimento desses crimes por parte de Ratzinger visam denegrir a imagem do líder dos católicos, no fundo a tal “conjura contra a igreja”.
Pois, tá bem abelha, já me tinhas dito!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Assembleia Mayday: O Precariado Rebela-se!

Dia 16 de Abril  - Sexta-feira às 21h30

N'Academia Problemática e Obscura
Rua deputado Henrique Cardoso nº34, Setúbal

tlm: 963883143
Assembleia Mayday: O Precariado Rebela-se!


O que é o Mayday, histórias de lutas contra a precariedade.

No 1º de Maio, Dia do Trabalhador, milhares de precários e precárias saem à rua em vários cantos do mundo para afirmar a recusa dos trabalhos temporários e das vidas suspensas, das chantagens e das perseguições no trabalho, dos salários que não dão para viver e da ofensiva sobre os serviços públicos. É um chamamento urgente, numa parada combativa que responde com imaginação ao cinzentismo que querem impor às nossas vidas, onde desfila a alegria da luta dos explorados que conhecem a sua condição, mas recusam aceitá-la.

Projecção de videos de acções do Mayday.
Música ao vivo com Pedro e Diana.


Traz outr@ amig@ também!

Enganei-me!

Um amigo enviou-me um mail dando nota da decisão das autoridades suíças em bloquear uma das contas de um bandido internacional, que ocupa uma presidência de república africana vai para mais de duas décadas, mais de duas décadas e meia…
O dito cujo e a filha são detentores de colossais fortunas, enquanto o povo, aquele povo que sofreu uma das mais terríveis guerras coloniais a que se seguiu uma interminável guerra civil entre os senhores da guerra – o vencedor ocupa hoje a presidência – vive com menos de 2 euros por dia.
É vergonhoso, terrivelmente vergonhoso que a humanidade se permita tolerar este estado de coisas, simplesmente vergonhoso.
A questão suscitou-me uma inquietação:
Pode ser apenas coincidência, ou pode não ser, mas veio-me à memória a pátria irmã de Angola e o despudor da camarilha que se apossou do poder.
Quando Jonas Savimbi liderava a UNITA e com o apoio de algumas potências ocidentais persistia na persecução da guerra, entendia eu que a solução para Angola passava pela eliminação física daquele homem.
Enganei-me!
As potências ocidentais acabaram por deixar cair Savimbi [Encontraram um aliado mais eficaz, na direcção corrupta do MPLA].
Savimbi morreu e, ao contrário das minhas expectativas, a situação dos angolanos não só não melhorou, como tal facto facilitou ainda mais o enriquecimento e o roubo despudorado aos angolanos por parte da camarilha dirigente e em particular da família de José Eduardo dos Santos.
Finalmente – escreve o meu amigo – era urgente tomar esta medida. Quem tem a ganhar é o povo angolano e todos os povos que vivem na miséria enquanto os seus dirigentes se “vestem em Paris”.
A notícia é simplesmente esta: "Suíça ameaça cleptocracia mundial – Bloqueados 100 milhões de dólares do presidente angolano."
A noticia que suscitou a indignação de quem me remeteu a mensagem: O bloqueamento de 100 milhões de dólares depositados em contas de José Eduardo dos Santos, presidente de Angola há 27 anos, fê-lo fazer estas perguntas que reproduzo e subsecrevo:
Que fez ele (dos Santos) para se tornar o 10º homem mais rico do planeta (segundo a revista Forbes)?
Trabalhou em quê para reunir uma fortuna calculada em 19,6 mil milhões de dólares?
Quem o autorizou a usar o poder politico para espoliar as riquezas do povo que governa, deixando-o a viver com menos de dois dólares diários?
Que devem fazer os países democráticos perante tamanho crime de lesa humanidade? Olhar para o outro lado, em nome do apetite energético?

Portuguesing . . .

Um pouquinho de humor, pode ajudar a desanuviar a tensão a que estes f. da p. nos sujeitam diáriamente.
Esta, estava na minha caixa de correio, foi-me enviada por um amigo:



Bocage.....Levo ou deixo?

Conta-se que Bocage, ao chegar a casa um certo dia, ouviu um barulho estranho vindo do quintal.
Chegando lá, constatou que um ladrão tentava levar os seus patos de criação.
Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com os seus amados patos, disse-lhe:
- Oh, bicéfalo anácrono! Não te interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo... mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.
E o ladrão, confuso, diz:
- Doutor, afinal levo ou deixo os patos?

Vale mais tarde que nunca!

Há duas semanas atrás o PS, Partido de José Sócrates, considerava prematuro, demasiado cedo como então se disse no parlamento, tributar as mais valias bolsistas porque o mercado e os accionistas ainda não estavam recompostos.
[Tadinhos… credores de tanta preocupação e carinho por parte do primeiro-ministro… devem ser mesmo boas pessoas?! Devem, então não devem! Devem aquilo que nos têm roubado ao longos dos anos, ai isso devem.]
Agora perante a iniciativa e insistência do Bloco o PS, pela voz de Francisco Assis, considerou que esse tempo é chegado e que as mais valias devem ser tributadas.
Aprecio mas estranho a oportunidade da decisão do partido do governo. Afinal de contas nestas duas semanas algo de extraordinário deve ter acontecido, que o comum dos cidadãos não percepcionou, para alterar tão radicalmente a posição do Partido de Sócrates.
Adiante, vale mais tarde que nunca!
Ainda assim estes tipos não merecem qualquer confiança, dizem e desdizem-se com uma ligeireza impressionante. Não são credíveis, não são de confiança.
São trapalhões, são mentirosos, são falsos.

Baltasar Garzón

Baltasar Garzón, juiz do estado espanhol que se notabilizou entre outras acções por ter retido (Sim, retido e não detido.) o ditador chileno Augusto Pinochet, em Londres e também pela perseguição aos nacionalistas bascos (Terroristas da ETA e seus aliados para muitos.) considerou-se competente para investigar o desaparecimento de pessoas durante a Guerra Civil Espanhola e a ditadura franquista.
Tal disponibilidade mobilizou a extrema espanhola, a qual ao que parece conta com apoios na cúpula do tribunal que se propõe julgar Baltasar Garzón e este corre o risco de ver a sua actividade suspensa por um período de vinte anos. Isto porque os franquistas empedernidos que ainda influenciam a sociedade espanhola se socorrem de uma lei de amnistia aprovada pelo parlamento espanhol em 1977, dois anos depois do desaparecimento do ditador fascista e criminoso Francisco Franco “Caudillo de España, por la gracia de Dios” como se intitulava e como constava nas pesetas, amicíssimo do caudilho português Oliveira Salazar. A lei aprovada em nome da paz e da concórdia, passa uma esponja sobre os crimes horrendos cometidos na e após a Guerra Civil Espanhola, cujos vencedores foram, para além de Franco e as tropas mouras, o fascismo italiano e alemã que ali testaram parte da maquina de guerra que haveria de arrasar a Europa escassos anos após aquele conflito.
Garzón, é excessivamente mediático para o meu gosto, por outro lado não me seduz a destreza em deter, ou reter Pinochet, quando “deixou” que o ditador espanhol Francisco Franco morresse calmamente numa cama do hospital sem pagar pelos sórdidos crimes que cometeu. Ainda assim parece-me que a iniciativa, investigar os crimes daquela época conturbada na vizinha Espanha, é louvável e merece o apreço de todos os democratas e antifascistas e consequente repudio pela acção da extrema-direita espanhola.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Apresentação do livro "Carta Aberta a Salazar" do Gen. Henrique Galvão


SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO LIVRO CARTA ABERTA A SALAZAR DO GEN. HENRIQUE GALVÃO.
PARTICIPAÇÃO DE CAMILO MORTÁGUA
SÁBADO, DIA 17 DE ABRIL, 17 HORAS
BIBLIOTECA MUNICIPAL
SETÚBAL

Passos Coelho é mais Sócrates

O "jota" que chegou ao poder no PSD, mais por inércia e demérito dos cotas sociais-democratas que por méritos próprios, está cheio de speed e farta-se de propor coisas. Aliás o "puto" parece ter propostas para tudo, como que a querer demonstrar, tal como Sócrates – curiosamente formado na mesma escola – que antes dele era o deserto e com ele, ou com eles há ideias e soluções para tudo.
Patetas! Ambos não reconhecem que são a cara e a coroa da mesma moeda, mas são! São iguaizinhos! E não o são apenas porque provêm do mesmo ventre político, a JSD, são-no também na ligeireza com que apresentam soluções. Sócrates sem qualquer sentido de responsabilidade propôs qualquer coisa como 150 000 empregos, viu-se no que deu a sua política de emprego. Este agora propõe-se rever a Constituição, e quer liderar o processo de revisão e não satisfeito com a ousadia quer privatizar tudo o que ainda resta.
Desconfio que Sócrates não lhe vai dar essa oportunidade, porque quando ele chegar lá, se chegar – Já agora, espero que esse capricho não se concretize, convenhamos. – já nada haverá para desestatizar porque o mano gémeo se encarregará de o fazer. Aliás o PEC vai exactamente nesse sentido.
Em suma Passos Coelho é mais Sócrates, perdão, é mais “jota” imaturo e irresponsável, a fluir nesta salganhada em que deixamos cair o nosso regime político, dai que se não corrigirmos rapidamente o sentido maioritário do nosso voto, creio que esta coisa entra em definitivo num sistema a prazo sem futuro e bem podemos encomendar a nossa alma.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vigaro cá, vigaro lá...

De acordo com a notícia do Jornal de Negócios desta Segunda feira em média, os presidentes executivos das empresas (CEO) do PSI-20 ganham mais 58% do que os restantes administradores. No entanto, em diversos casos a diferença entre o vencimento do CEO e dos restantes administradores é bem maior: o presidente da GALP ganha 192% dos administradores da empresa, na Sonaecom a diferença é de 124%, na Semapa 122%, na Zon 114%, na PT 86%, na Mota-Engil 68%.
No que confere à comparação com os vencimentos dos trabalhadores o escândalo é de dimensões inusitadas. Se comparamos o salário de alguns desses administradores com o ordenado mínimo facilmente concluímos que os passarões, para não escrever abutres, ganham 100 anos de salário mínimo nacional.
Segundo o Esquerda.net na PT Zeinal Bava ganha 98 anos de salários médios da PT.
Noventa e oito anos de salários, foda-se, é obra!
Isto não é apenas imoral, isto é vigarice pura e dura. Isto exige que em nome da nossa dignidade acabemos com este estado de coisas. Já!

Não é para levar a sério

Na linha a que nos tem habituado o PCP vai ter um candidato próprio nas próximas presidenciais. Ribeiro da Fonte, sem que isso signifique algum mérito, já tinha previsto essa mesma decisão, a qual como se escreveu, ficou seriamente facilitada com o surgimento da candidatura do Dr Fernando Nobre.
Eu creio que a candidatura do PCP não é para levar a sério, como o não será o próprio partido, ao prosseguir com esta politica. Mas cada um é o que é e do PCP só é quem quiser. A decisão é respeitável evidentemente, mas muito pouco credível. O PCP diz que nenhum dos candidatos no terreno Manuel Alegre e Fernando Nobre correspondem ao perfil que o PCP traçou e, grosso modo, nenhum dos dois dá garantias de defender o que o PCP defende.
Creio que tem razão. Na verdade nenhum destes dois candidatos corresponde ao perfil traçado e dificilmente se identificam com o todo do espaço ideológico do PCP. Nada mais certo.
O CC do PCP acertou em cheio, trata-se pois de uma sabia análise e consequente decisão!
Contudo algo fica por entender no que confere a anteriores eleições. Ora vejamos.
No tempo da outra senhora o PCP apoiou Rui Luís Gomes, Arlindo Vicente, apoiou Humberto Delgado, apoiou depois, já em democracia, Octávio Pato e Carlos Carvalhas estes claramente identificados com o partido. Mas apoiou também Francisco Salgado Zenha em 1986 depois do abandono/desistência de Ângelo Veloso e ainda nessas eleições (1986) acabou por dar o seu apoio a Mário Soares.
Será que Rui Luis Gomes, Humberto Delgado, Salgado Zenha, Mário Soares e outros que receberam ao longo dos diversos actos eleitorais o apoio do PC, deram então garantias ao PCP? As mesmas que agora Alegre e até Nobre não dão?

Francamente, este partido não é para levar a sério.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Confirmação

Já todos sabiamos, mas hoje pudemos confirmar - declarações do próprio - que João Salgueiro um dos homens da SEDES, se sentiu melhor no governo de Marcelo Caetano que nos da democracia.
Mas porque é que esta corja não seguiu as pisadas do mestre seguindo-o para o Brasil? Sem ofensa para os brasileiros eu acho que era o que eles faziam bem.
Desapareçam!
Já agora levem os "Mexias" e todos os outros gestores de sucesso, e se tiverem lugar na bagageira levem também o engenheiro.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

9 de Abril de 2010 comício distrital no Barreiro contra o PEC e contra a privatização da ferrovia (EMEF/CP).





Este comício conta com a participação do Francisco Louçã.

Um registo da "Marcha do Emprego" vs CT da PT C

As fotos fazem parte da história, da história da luta dos trabalhadores deste país em luta pelo emprego. São duas fotos onde se regista (em baixo) a intervenção do líder/coordenador da CT da PT C, Francisco Gonçalves na Marcha (Nacional) pelo Emprego, promovida pelo Bloco de Esquerda em 2006 numa acção em Torres Novas e na outra ( a de cima) o articulista, então membro da CT e o coordenador da CT em conversa com o líder do Bloco de esquerda Francisco Louçã.

O registo histórico não pretende contrapor nada, muito menos questionar o suposto envolvimento do Bloco com a lista B para a CT, no recente processo eleitoral, ganho mais uma vez pela Lista A. O registo é o registo e serve apenas para confirmar quem é quem na hora da verdade. Na lista B, o Bloco, se Bloco havia, era apenas uma de cereja no cimo do bolo, na verdade a lista B era um acordo de cavalheiros entre o SINTTAV e o SIDETELCO, o resto é areia para a engrenagem...




Para quem sempre disse que o coordenador da CT é o “homem de mão do PCP” na CT, estes registos podem ser um contratempo, mas a história, se não for reescrita é o que é!

Charlatães!

Quem se regozija com a redução de 75 000 postos de trabalho na função pública agravando a já precária situação do trabalho em Portugal, não é apenas charlatão, pior que isso, quem assim reage merecia que a justiça actuasse em conformidade e os encarcerasse. Mas se a justiça não actuar, a história da humanidade não deixará de registar que um tempo houve em que uns tipos se assenhoraram do poder, e contrariamente ao que tinham prometido transformaram a vida dos trabalhadores num verdadeiro inferno.
Uma rverdadeira regressão civilizacional de contornos nunca vistos, enquanto entregaram aos parasitas o que restava de Portugal. Disse tipos porque não encontro adjectivo adequado para classificar a obras destes… o leitor que lhes chame o que quiser, na certeza porem de que qualquer adjectivo em uso na nossa língua, não conseguirá transmitir o que sinto por esta ignomínia.

Carvalho da Silva chamou-lhes charlatães, concordo mas não traduz o que na verdade eles são.