segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Desgraçados os pobres...

Este é um governo forte,  um governo determinado a cumprir os seus compromissos. Assim, e numa linha de continuidade entraram em vigor as medidas que visam" disciplinar os abusos" nas contribuições sociais. O rendimento de inserção social sofreu um corte - coisa de somenos, convenhamos...  - e outros subsídios vão pelo mesmo caminho. Enfim, um governo com "princípios".
"Princípios", que curiosamente está sempre pronto a executar, quando se trata de atacar os desprotegidos, os mais fracos. Aí, Sócrates e a sua equipa arregaçam as mangas e com determinação executam a lei. Porem quando se trata de atacar interesses instalados, de beliscar a banca e o capital, de colocar os patrões na linha, a determinação desaparece.
Pobre país este que está sujeito a tais homens imbuídos dessa coragem. Pobre país, desgraçado povo...

domingo, 1 de agosto de 2010

Banalidades de um dia de praia...

Cruzei-me agora mesmo na praia (Vau) com Mário Soares, como eu muitos reconheceram aquele que para muitos, mas não para mim, é o pai da nossa democracia.
Soares foi simpático, respondia com serenidade à saudação (bons dias) que lhe dirigiam e seguiu, como muitos outros veraneantes, a sua caminhada pelo areal.
Aqui, pareceu-me um velho normalíssimo, diria antes um homem idoso, passeando como todos os outros e outras, ainda que a sua pose de animal político, observador digo, lhe incuta uma certa pose de estadista. Confesso, e este blog é disso testemunho, que Soares não faz parte, politicamente falando, do meu círculo de afectos. Não faz por culpa dele, eu considero-me socialista, enquanto isso ele meteu o socialismo na gaveta e embora com algumas criticas, é um apoiante do pior primeiro-ministro oriundo do espaço político que denominamos por esquerda, que este país já teve, Sócrates de seu nome. Porem, confesso que gostei de me cruzar com ele, de o olhar e apesar de ver nele o homem que se aliou à direita para travar o PREC, de não lhe desculpar o ódio de estimação que agora cultiva por Manuel Alegre, ainda perscrutei o resistente que de quando em vez ergue a sua voz para condenar o neo-liberalismo que grassa por esta Europa que nos impõem…
Mas tem mais, sabendo que o Sr Aníbal é algarvio, nada me deixaria mais indisposto, que a eventualidade de me  cruzar com ele.
Soares… enfim, do mal… o menos

Enquanto isso...

A Policia Maritima de Portimão - dois policias pelo menos - entreteve-se a "caçar" vendedores ambulantes. Vendedores de relogios, pulseiras, "recuerdos" e outras bujigangas, animavam a noite portimonense na margem direita do Arade, vá lá saber-se porquê, os policias maritimos não lhes deram um minuto de descanço.
Enquanto isso, diz-me o meu dedo mindinho - que tem capacidades de advinhação - que num qualquer ponto da costa algarvia os traficantes de droga introduzem não sei mais quantos fardos de droga no país...
Pois...