sábado, 8 de janeiro de 2011

Porque não questiona Judite de Sousa, Durão barroso acerca do seu sinuoso percurso político?

Judite de Sousa enquanto pessoa, não me é antipática. No que confere ao seu trabalho como jornalista e entrevistadora, tem dias… Isto para dizer que, por princípio nada tenho contra a senhora, porem ontem na entrevista a José Manuel Coelho, acho que se portou muito mal.
Na entrevista foi notória a tentativa de retirar credibilidade ao candidato madeirense, explorando negativamente, a irreverência em que assenta campanha do candidato. É certo que o homem, tem aspectos contraditórios, um percurso algo sinuoso. Isso, esse seu percurso apenas o pode diminuir aos olhos dos portugueses, a jornalista jamais deve usar essa, diria fragilidade, incongruência, para reduzir e descredibilizar o candidato.
Vir da esquerda para a direita, e o contrario embora sem grande significado, não é caso virgem em Portugal. Há até quem tenha saído da extrema-esquerda e tenha chegado a líder do PSD e a presidente da Europa. Estou a referir-me a Durão Barroso. Judite já o entrevistou e nunca o questionou sobre o seu percurso político. Então porque o fez com José Manuel Coelho?
Políticos e outros que vieram da extrema-esquerda, da esquerda para a direita e para o neo-liberalismo são mais que muitos, então porque não os convida Judite de Sousa e lhes exige esclarecimentos.
Querem nomes?
Ai vão alguns: Pacheco Pereira, Zita Seabra, José Manuel Fernandes, Nuno Crato, João Carlos Espada, etc…
E tem os que aprenderam o “B”, “A” “Bá” da política com o PCP e depois foram pregar para outras freguesias, mais próximas do poder, ou mais acessíveis ao poder. Não, não é só a Zita, foi o Mário Soares, ou Manuel Alegre por exemplo…
Seriedade precisa-se, no jornalismo também isenção.
Se o putativo Candidato Vieira, dos “Ena Pá 2000”, tivesse tido capacidade para recolher as assinaturas necessárias e viesse a figurar no Boletim de Voto, como é o caso de José Manuel Coelho, Judite tentaria ridicularizá-lo? Claro que não…
Convenhamos, a irreverência também é boa e má… é conforme, né… senhora jornalista?
Longe de mim, valorizar a atitude de José Manuel Coelho e do seu grupo ao alugarem o PND, para fazerem intervenção politica. Não aprecio, não valorizo e até repudio. Porem a jornalista não se pode escandalizar com a “barriga de aluguer” como Coelho se referiu ao PND.
Cristiano Ronaldo para ter um filho fez precisamente a mesma coisa, será que se um dia for entrevistado por Judite de Sousa ela se mostrará igualmente escandalizada por esse facto?
É certo que não. Então porque o fez com este madeirense, porventura menos ilustre?

Sem comentários:

Enviar um comentário