O convívio, 25/9/2010, decorreu em excelente ambiente de confraternização e permitiu juntar 126 Carapetos, Carapetinhos e afins, demonstrando um forte espírito de confraternização e amizade.
O encontro nomeou a comissão para 2012 formada na base de descendentes dos dois ramos mais novos, Francisco e Manuel Carapeto, curiosamente os ramos mais numerosos; é constituída por Manuel Baptista Carapeto, Francisco da Pena Roque Carapeto, António Vicente Carapeto Manso, Ivo Manuel Carapeto Custódio e Selma Gavancha Carapeto. Os dois primeiros descendem de Francisco Martins Carapeto, são ambos bisnetos do patrono, os restantes descendem de Manuel Felizardo Carapeto sendo o António Vicente igualmente bisneto de Manuel do Nascimento Carapeto ao passo que o Ivo e a Selma são trinetos.
A constituição desta equipa é por si só garantia de continuidade deste evento que vai gradualmente constituindo uma referência na terra mãe.
Na confraternização de 2010, concretizou-se um sonho antigo de muitos “Carapetos”, nomeadamente da Comissão cessante, com particular destaque para o Fernando Manuel Nabeiro Diogo, finalmente temos bandeira. A bandeira com um “ramo de carapeteiro” de um dos lados e do outro o dístico “Carapetos de Castelo de Vide” foi bordada pelas bordadeiras que colaboram com a autarquia no desenvolvimento do artesanato local, e só foi possível com o apoio de ambas, autarquia e bordadeiras. A todos, autarquia e bordadeiras, em meu nome pessoal e da Comissão que integrei, apresento o nosso reconhecido agradecimento.
Depois de apresentada aos convivas foi benzida pelo pároco na missa realizada por intenção dos falecidos e foi posteriormente entregue à “Comissão 2012” não sem antes as anteriores Comissões de 1997, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008 e a cessante terem colocado cada qual uma fita na bandeira, a qual ostenta assim oito fitas, tantas quantos os encontros realizados, primeiro tendo como raiz Manuel Felizardo Carapeto e a partir do encontro deste como patrono Manuel do Nascimento Carapeto.
A festa foi (é) bonita!
Sem comentários:
Enviar um comentário