sexta-feira, 4 de junho de 2010

Morreu ontem o escritor João Aguiar.

João Aguiar foi um dos cultores em Portugal, o maior talvez, do chamado romance histórico. Em 1984 publicou "A Voz dos Deuses", uma ficção histórica centrada na figura de Viriato, a que se seguiram outros como “A hora de Sertório”.
Para além desta especialidade, “Romance Histórico”, João Aguiar ficou conhecido pelas séries infanto-juvenis como "O Bando dos Quatro". Curiosamente apesar de solteiro e não ter filhos, escreveu e publicou mais livros para adolescentes que para adultos.
Regista-se ainda que no 4º ano o futuro escritor, que só “nasceria” aos quarenta anos, tirou 9 a Português. Num texto que escreveu para o "Jornal de Letras" em 2005 João Aguiar disse: "A minha vida não dava um livro, e ainda bem. Em compensação, o facto de os meus livros darem uma vida - boa ou má, não importa para o caso -, devo-o aos momentos de não-glória que acabo de relatar." E a verdade é que os livros fizeram a sua vida. João Aguiar era um escritor na verdadeira acepção da palavra e caso raro: vivia exclusivamente da escrita.
Tive o grato prazer de assistir em Setúbal a uma palestra sua, o tema abordava a figura de Inês de Portugal, e de o convidar a deslocar-se a Castelo de Vide a fim de poder falar da sua obra, da qual confessei, sou admirador. O convite foi prontamente aceite, cabendo-me a logística da deslocação. Infelizmente, a morte chegou antes, e não se vai concretizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário