quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A vingança serve-se fria!

Não sei exactamente quem está por traz da candidatura do Dr. Fernando Nobre a Belém, nem sei tampouco se o homem é manobrável. Tão pouco me interessa.
Ali, na génese daquela candidatura, sem dó nem piedade, está a impressão digital desse “animal político” que é o Dr. Mário Soares. Dessa forma, ou por essa via vinga-se da afronta alegrista, a qual sem a sua bênção e sem a sua permissão apresenta, no imediato, serias possibilidades de apear Cavaco.
Cavaco sorri, naquele sorriso amarelo que o caracteriza, com este inesperado presente da esquerda, ou da pseudo esquerda. E já se revê com o ceptro presidencial por mais cinco anos.
Uf! Que fartura…
Mas também outros, que sempre disseram opor-se ao patriarca Soares, sobretudo alguns dos que se sentiram traídos – E foram de facto traídos por Mário Soares – pelo seu percurso político, sem o esperar, assim de mão beijada, encontraram a oportunidade histórica de voltarem a lançar o seu candidato, para marcar terreno e segurar as hostes, sem o contratempo de terem que votar Manuel Alegre.
Para mim é mais uma desilusão, a juntar a tantas outras… sinto vontade de jurar não voltar a votar se por causa destas habilidades e artimanhas mafiosas, tiver que suportar Aníbal Cavaco Silva por mais cinco anos na presidência.
Se tal acontecer, não desistirei de lutar, mas dificilmente voltarei a confiar no voto…


José Carrilho

PS: Como é óbvio, o Dr. Fernando Nobre tem todo o direito de se candidatar e, tudo o que escrevi, pode ser ficção, ou uma "inventona" que a minha pena pariu. O Dr. Fernando Nobre, pode estar a agir com alguma ingenuidade ou até generosidade...

Pode! Claro que pode...

Mas porra, ali está a dedada de Soares!

8 comentários:

  1. Uma coisa é Soares ou não meter a dedada, para usar a tua expressão. Possível, claro. Ajustes de contas com Alegre, posivelmente. Outra, bem diferente, é Fernando Nobre, ser ou não um homem livre e independente, não sujeito por isso a condicionamentos.

    Fernando Nobre, culto, inteligente, sensível, solidário, altruísta, activista de uma cidadania exigente, garante-me integridade, não acomodamento, defesa de valores caros à esquerda. Não consigo vislumbrar estas características no actual presidente, nem em Manuel Alegre. Manuel Alegre aliás, suscita-me, muitas interrogação, não apenas do ponto de vista, das políticas, mas sobretudo sobre o seu perfil ético. Não me esqueço de certas atitudes. Com Alegre na presidência julgo que nos esperará um homem acomodado ao lugar e à benesses.

    Por outro lado não concordo que Fernando Nobre pode dividir a esquerda. Pelo contrário várias candidaturas somam; captando eleitores potenciais abstencionistas. Depois, dispersar os votos na esquerda não dá votos à direita. Cavaco precisará sempre de 50% + 1 voto. Este argumento já foi explorado suficientemente nas anteriores presidenciais como te deves recordar, pelo Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa. Fernando Nobre tem o meu apoio.

    ResponderEliminar
  2. Olá Fernando,
    Obrigado pelo teu comentário!

    Claro tens toda a razão, qualquer candidato precisa de 50% +1 para ser eleito. Certíssimo!
    Se vai haver dispersão de votos, e os eu efeito nos resultados é sempre subjectivo. Sempre! Embora o eleitorado tenha alguma dificuldade em entender certas divergências… adiante---
    As tuas reservas em relação a Alegre não são maiores que as minhas. Porem, no que confere a flutuações o Dr Fernando Nobre que admiro e estimo, nessa aspecto não é nenhum virtuoso, já apoiou Soares e António Costa, o Bloco e o António Capucho… enfim… defeito meu certamente, mas de facto não encontro aqui nenhum equilíbrio nesta gama de apoios… tábem vai da esquerda ao centro, centro direita e direita… pois contenta-os a todos… tá bem!
    Francamente!!
    Eu posso compreender o apoio que vai da esquerda ao centro esquerda, mas não entendo o enquadramento do apoio a António Capucho. António Capucho não é propriamente o merceeiro da esquina que de quando em vez me finta nos trocos, o merceeiro é um passarinho, Capucho um passarão… Claro, repito, a dificuldade é minha… sou eu quem não alcança as grandes questões, nem tem sensibilidade para perceber o papel do Dr Fernando Nobre na presidência da republica. Por isso, exactamente por isso se acontecer o que prevejo, provavelmente a minha convicção no voto popular vai de vez para as ortigas…
    Quero por fim lembrar ao meu amigo, que antes de mim, muito antes, manifestaste tu crença na candidatura de Manuel Alegre. Se não estou em erro no balanço das ultimas presidenciais tenho ideia de ter lido algo teu sobre a matéria que ia no sentido do apoio à candidatura de Alegre… penso que li…
    Mas enfim, nós somos isso mesmo, contraditórios. Nós, aqui tem um sentido lato, um sentido que para lá da nossa dimensão, da minha pelo menos…

    Abraços

    Ah! Mas que ali anda mansinha de reaça, digo, de Soares, ai isso ninguém me tira da cabeça… E tu sabes como sou cabeça dura [A tal ponto que ainda não assimilei o que se passou nas eleições para a CT da PT e as próximos já estão à porta]

    ResponderEliminar
  3. Apoias Fernando Nobre, ainda bem. Fico feliz por isso... mas qual é o programa dele? Já é conhecido o projecto que vai abraçar?
    Claro... o senhor é uma excelente pessoa. Excelente pessoa, por enquanto apenas isso. Mas isso é muito, se o comparar com o homem de Poço de Boliqueime, evidentemente...
    Eu também me tenho a mim como boa pessoa, e a ti como melhor ainda...
    (Espero que não leves a mal a tentativa de ironizar. OK!)

    ResponderEliminar
  4. Correcção:
    Deve ser confusão minha, na verdade não encontro nenhum registo teu, apoiando a candidatura de Alegre, tão pouco elogiando o seu percurso. Antes pelo contrário, li criticas fortes da tua parte a Manuel Alegre.
    Nada disto muda a minha opinião sobre a matéria, porem o seu a seu dono, e na verdade não conheço nenhum escrito teu de apoio a Manuel Alegre. As minhas desculpas pela insinuação.
    Saúde da boa...

    José Carrilho

    PS: Só mais uma coisa... O Dr. Fernando Nobre se calhar dispensa colagens à figura da Eng.ª Maria de Lurdes Pintassilgo. Não achas?

    ResponderEliminar
  5. Meu caro amigo,

    A associação que faço entre M.Lurdes Pintassilgo e a candidatura de Fernando Nobre é em razão de emergirem fora dos partidos (não contra os partidos), por serem duas figuras extraordinárias e progressistas ( a 1ª já falecida, infelizmente)e porque despertaram (pode despertar) na sociedade uma dinâmica e um movimento de mudança, com uma candidatura (um presidente), inteligente, culto, solidário e com enormes preocupações sociais, que não se acomodará, nem será indiferente às desigualdades e injustiças.

    Quanto a Alegre, pois ... ainda foste a tempo de corrigir. Na verdade nunca apreciei Alegre nem como político, nem como pessoa -na sua vertente ética. O que não quer dizer que não o ache um homem de esquerda (conservadora) e que podia ter sido, se quisesse, a alavanca, para uma nova esquerda, rompendo com o PS ... no tempo certo. Preferiu fazer jogo duplo para chegar a presidente. Poderia ganhar o meu respeito se abdicasse a favor de Fernando Nobre.

    Entretanto o Bloco ... meteu o pé na argola quando, prematura e precipitadamente deu o apoio a Alegre ... sem condições. Agora vê o seu eleitorado (e militantes) completamente divididos.

    Por fim o programa ou os apoios: não quero saber. O meu apoio é a uma pessoa que, neste quadro político, é o melhor para as causas que defendo. Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Estamos em desacordo... o que não é de todo inédito.
    Guterres diria: É a vida!
    Eu digo: É a politica!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. No teu artigo, dizes que a candidatura de Fernando Nobre tem o aval dos Soaristas. Será?
    Se tivéssemos no PREC diria que a CIA andava metida nisto.
    Cada vez a politica se parece mais com o futebol, de bestiais a bestas, num fechar e abrir de olhos.
    Não vejo mal que aparecera mais que uma candidatura desta natureza, desde que o Cavaco não tenha mais que 50 % dos votos, queremos derrotar o Cavaco, este ponto esta assente, um debate sério dentro do Bloco de Esquerda, já não o podemos realizar pois as decisões já foram tomadas.
    Eu por mim vou mandando aqui e ali umas bocas, e esperar para ter mais informações, para apoiar e votar num candidato.
    Um abraço
    António Sequeira

    ResponderEliminar
  8. TóJão
    Nada tenho a acrescentar ao que escrevi, reforço apenas uma ideia que também tentei transmitir, e que consiste em afirmar que nada tenho contra o Dr. Fernando Nobre e que a sua candidatura até pode emanar directamente da intervenção cidadã, pode até ser um imperativo de consciência, pode ser tudo o que se quiser, mas não acrescenta nada à imperiosa necessidade de destronar o Aníbal.
    Penso que aos portugueses, e em particular à esquerda , é fundamental derrotar Cavaco Silva. Para o efeito Alegre parece-me bem posicionado, na sequência aliás de um trabalho que já vem de longe.
    O aparecimento da candidatura de Nobre pode atrapalhar esse objectivo. Apenas isso, atrapalhar. Por outro lado e ponderando um pouco melhor sobre a “coisa”, a candidatura em si não acarreta mal nenhum ao mundo e pode também contribuir para uma maior clarificação de Alegre em relação a algumas matérias. O meu problema em relação à candidatura de Fernando Nobre é que ninguém me tira da cabeça que ali está, como escrevi, a impressão digital de Mário Soares! Escrevi esta opinião – opinião evidentemente, porque não tenho dados objectivos, factos diria que o possam provar – escrevi-a dizia, sem ponderar qualquer directiva politica, ou instrução de quem quer que seja; é a minha opinião, é o que o meu “sexto sentido” me diz. Apenas isso.
    Como dizes a verdade é que neste tipo de eleição, o argumento da divisão, ou dispersão de votos, é falacioso. Por mais que se dispersem os votos, só haverá presidente quando um candidato tiver mais de 50% dos votos. No mínimo 50% + 1.
    Aproveito a oportunidade para manifestar uma inquietação:
    Façamos um exercício, mero exercício. Se houver segunda volta e se os portugueses escolherem para a segunda volta Cavaco e Fernando Nobre, sei que Alegre recomendaria aos seus apoiantes que dadas as circunstancias, deveriam votar Fernando Nobre não perdendo de vista o objectivo de apear Cavaco. Mas se o candidato Alegre for à segunda volta com Cavaco, Nobre recomendaria o voto em Alegre? E os Soaristas?
    Noutro ponto tens muita razão, nomeadamente quando escreves “um debate sério dentro do Bloco de Esquerda, já não o podemos realizar pois as decisões já foram tomadas.“ De facto esse é um problema, um problema grave, que o crescimento politico não pode justificar. Cabe a todos reclamar e exigir um debate sério.
    Eu, já vou estando habituado a estas coisas… aliás ainda estou á espera dos esclarecimentos da Comissão Politica sobre o que se passou aquando da ultima eleição para a Comissão de Trabalhadores da PT. Durante anos, dezenas de anos, combati o sectarismo e o controleirismo de uns certos senhores que se reclama donos do movimento operário e popular… estava longe de imaginar que tinha que conviver com gente dessa estirpe no meu próprio partido…
    Abraço

    ResponderEliminar