sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Censura está de volta!

De acordo com uma prática, cujos contornos remontam ao governo de Santana Lopes, quando Marcelo Rebelo de Sousa “foi corrido” da TVI, José Sócrates dificilmente fica bem no retrato, agora que o Jornal Nacional da TVI foi encerrado pelos nuestros hermanos (nuestros uma ova, nuestros dele).
Não posso aprovar a medida tomada contra aquele espaço noticioso, ainda que não seja apreciador no todo nem em parte, daquele tipo de jornalismo.
Da mesma forma que não aprovo o comentário de Marcelo Rebelo de Sousa, mesmo sem achar como o entendeu Rui Gomes da Silva que o comentarista “destilava veneno contra Santana”, também não aprecio o trabalho de Manuela Ferreira Leite. Mesmo quando a rapariga aponta setas a José Sócrates - meu inimigo de estimação - jamais aprovaria aquele tipo de jornalismo. E não aprovo porque nem um nem outro primam pela isenção ou têm qualquer apego à democracia.
Posto isto, desaprovo por completo, a decisão da Prisa. Preferiria – é “lirismo” mas é assim que penso – que fossem as pessoas a fazer a escolha, que fosse a inteligência a fazer a selecção...
Repudio pela mesma razão as lágrimas de crocodilo do PSD sobre a matéria. O PS de Sócrates tem as mãos sujas, sabemo-lo; mas o PSD não as tem limpas. De todo!

1 comentário:

  1. Comentario deixado no "cantigueiro" em 4 de Setembro de 2009 11:38:

    Evidentemente que o que se passou é de todo inadmissível. Não posso, não podemos tolerar, que o PS de José Sócrates, se envolva em mais uma sujeira destas para se ver livre de adversários. Convenhamos que o PS já veio reclamar inocência, e a presunção de inocência não é valor a desprezar, porem a experiência ensina-nos que este PS não é fiável. E, na verdade “a mulher de César, para além de séria, deve também parecer”.
    No caso de estar inocente, que em boa verdade, é uma dúvida que me assalta o espírito, José Sócrates dificilmente sai incólume desta situação. Confesso que não tenho a mínima compaixão por ele, até porque “quem com ferros mata, com ferros morre”. Iria mais longe, Sócrates “está a provar do seu próprio veneno”. Merecidamente diga-se!
    Apesar disto, não posso deixar de clarificar que em minha opinião Manuela Moura Guedes está longe de compaginar um modelo de jornalismo serio. Aliás a deontologia profissional da senhora não encaixa em nenhum modelo de jornalismo democrático e responsável, antes pelo contrário. Digamos que também ela” prova do seu próprio veneno”.

    ResponderEliminar