quarta-feira, 5 de maio de 2010

Um não candidato

O Dr Fernando Nobre é uma pessoa estimável, muito estimável. Porem essa qualidade, se assim podemos designar a postura do candidato, não é por si só condição para merecer a confiança dos portugueses para ser o seu presidente. Tanto assim é que o próprio acaba de revelar, que a sua candidatura não é para vencer, isto é não é Fernando Nobre não aspira ser o nosso Presidente.
Perante a oficialização da candidatura de Manuel Alegre, declarou peremptoriamente: «Eu vou deixar o Manuel Alegre em terceiro lugar». Repare-se, terceiro e não em segundo lugar ou atrás de mim (dele evidentemente). Escalpelizando as palavras do candidato da boa vontade – em boa verdade pouco mais que isso tem para dar – Nobre dá a reeleição de Cavaco, Aníbal para o vice-rei da Madeira, como adquirida. Se assim não fosse, a sua preocupação não seria posicionar no ranking o candidato Alegre, no caso em terceiro lugar, repito em terceiro lugar, mas tão só garantir para si o primeiro. Alegre ficaria atrás, em segundo ou terceiro, seria irrelevante, conquanto garantisse a sua própria eleição. Mas Nobre não está na corrida para ser eleito, Nobre está na corrida para servir as vaidades e soberbas da família Soares, a qual se viu despeitada por Alegre nas últimas eleições e volta agora a roer-se de raiva pela afronta que Alegre lhe volta a fazer.
Nobre, por muito que alguns amigos meus me tentem convencer da sua militância cidadã, é acima de tudo um peão, um peão soarista para afrontar, eventualmente derrotar, Manuel Alegre. Jamais apresentou, ou apresenta perfil presidencial. Se nem ele próprio acredita na sua eleição, como pode vencer Cavaco?
Nobre quer apenas ficar à frente de Alegre, não ambiciona ser Presidente da Republica. Na questão em apreço, um candidato a serio diria: Eu vou ganhar, ele ficará atrás de mim. Jamais um candidato a sério se entreteria a definir com minúcia o lugar dos outros candidatos, visto que a si o que lhe interessaria seria o primeiro, seria o lugar de presidente.
Nobre, tal como o candidato que o CC do PCP vai apresentar são apenas figurantes, um para afirmar o partido o outro para alimentar a vingança soarista.
E quem sustenta vinganças, não é candidato para levar a sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário