quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cumplicidades


«E eu pergunto: porque se atirou então para a comunicação social com nomes de pessoas conhecidas, que são atingidas na sua honra e dignidade quando, apesar de já, ao que se diz, serem arguidas, ainda gozam da presunção de inocentes, até porque podem deixar de o ser, dadas as averiguações em curso?»

Mário Soares
***

É aqui, neste particular que a admiração que não escondo, pelo Dr Mário Soares, de quem divirjo e muito, mas que me habituei a respeitar, me causa sérios incómodos. Da mesma forma também me incomoda, porque respeito e até admiro a retórica, o Dr Almeida Santos. Ambos me suscitam uma espécie de amor e ódio.
O Dr Mário Soares, não hesitou em vir à praça pugnar pela honra dos arguidos no processo “Face Oculta” a citação a que recorro é bem elucidativa. Tanto mais que não lhe vejo igual fervor quando estão outros nomes em causa. Mas Mário Soares nesta questão da presunção de inocência dos arguidos nem sempre foi comedido. Quando, já lá vão uns bons anos, foi desmantelado o grupo “terrorista” FP-25, um dos militantes ou dirigentes desse grupo tinha o mesmo nome e apelido de um dirigente do PCP. Mário Soares acabadinho de chegar de uma das muitas viagens que fez, é confrontado com a prisão desse dirigente. Soares sem a mínima contenção, de imediato associou o PCP as FP-25. “Azar”, o militante em causa era o tal que tinha o mesmo nome e apelido do dirigente comunista. O nome era tudo o que tinham em comum.
Não foi apenas uma das muitas gafes de Soares, não! Soares viu ali uma oportunidade para entalar o PCP.
Vistas as coisas à distância de quase 30 anos, e tendo em conta todo o processo, Soares hoje até não me é antipático… mas estas suas ressabiadas defesas da família dão-me comichões…
Quanto a Almeida Santos… bom… basta ler a sua vasta obra literária e compara-la com a prática diária e a sua permanente disponibilidade para “defender” os seus. Poucas vezes a retórica encontra similitude com a pratica e, por muito que eu aprecie a eloquência e o verbo, esbarro constantemente nas atitudes e alinhamentos de deles…
Contraditório o post, talvez… mas fique sabendo que eu sou mesmo assim, contraditório, mas tem mais… desconfio dos alinhadinhos…


Sem comentários:

Enviar um comentário