sábado, 21 de novembro de 2009

Publicidade enganosa


O Jumbo de Setúbal é especialista na publicidade enganosa, para além de se servir fraudulentamente de pareceres da DECO, como recentemente aconteceu quando esta instituição independente de defesa do consumidor anunciou, após estudo efectuado, ser esta grande superfície de Setúbal a que pratica preços mais baratos.
O estudo, como tudo de um modo geral, é subjectivo. Não vale a pena tampouco reflectir sobre a natureza do estudo. Para o assunto em epígrafe é irrelevante. Ainda assim não é admissível que o Jumbo faça uso desse estudo para se auto publicitar. A DECO deve ter protestado, porque essa publicidade acabou por ser retirada. Muito embora a lei preveja que a reposição da verdade, ou o contraditório, deva ter igual destaque o Jumbo perante a denuncia/reclamação da DECO, limitou-se a colocar uma informação, meio escondida e sem qualquer destaque, onde efectivamente reconhece que a publicidade com recurso ao estudo da DECO, era ilegal.
No fundo trata-se de mais uma habilidade do Jumbo.
Porem este meu desabafo não se prende com essa matéria, que em devido tempo abordei aqui, [muito embora sem ter percebido que era abuso do Jumbo]. Hoje o assunto prende-se com uma habilidade muito comum nesta grande superfície. O assunto conta-se em poucas linhas. A saber:
Há dois dias uma box no centro da área comercial, anunciava uns plovers com 60% de desconto, isto é em lugar dos 14 euros e qualquer coisa a que o produto estava marcado, o cliente pagaria apenas 6 euros. A relação qualidade novo preço pareceu-me aliciante e procurei um para comprar. Porem a peça que escolhi, contrariamente ao anunciado não custava originalmente 14,60 Euros, mas 9.98. Reparei contudo que não era a única, a peça fazia parte de um lote colocado naquela box.
Peguei na peça que me interessava e dirigi-me à caixa para pagar: pediram-me 6 euros. Reclamei! Seis euros não correspondem a um desconto de 60%. Veio um funcionário explicar-me que este produto não estava em promoção, porque afinal o que tinha promoção era com mangas e eu trazia sem mangas.
Retorqui, explicando que sendo assim a peça tinha que custar 9.90 que é o que está marcado na etiqueta, contudo passa a 6. Expliquei e demonstrei que a questão da maga não fazia sentido nenhum. Na mesma box estavam outros plovers sem mangas com o preço de 14.60 e passavam na registadora a seis euros.
Desmontada a argumentação, foi-me reconhecida a razão e o meu plover custou-me 3,88, isto é, o plover teve um desconto de 60%, tal como estava anunciado. Prometeram também corrigir de imediato a situação retirando aqueles plovers daquela box, ou então coloca-los não a 6 euros como os demais, mas a 3,88.
Hoje, voltei ao local do “crime” e qual não é o meu espanto quando verifico que tudo está exactamente na mesma?
Indignado pedi para falar com o responsável.
Apareceu uma menina toda sorrisos que logo argumentou que eu estava errado, quando muito era um produto que alguém lá tinha colocado, blá, blá, blá... depois, perante a falácia da argumentação, insistiu que o produto anunciado no catalogo era apenas plovers com mangas.
- Pois! … Então explique-me porque estão estes plovers sem mangas marcados a 9.90 e passam na maquina registadora a seis euros?
- Blá, blá… pois, tem razão, desculpe, blá, blá… - retorquiu a zelosa representante da loja, prometendo, perante a minha determinação em fazer reclamação junto das autoridades competentes, que a situação iria no imediato ser resolvida.
Mas, esta é a questão, quantos incautos não compraram aquelas peças convencidos quye as compravam com um desconto de 60%? Quantos?

1 comentário:

  1. Também eu estou indignada com esta identidade.

    É uma vergonha. Andam a enganar os clientes.

    eu reclamei o facto de todos os flyeres que estão em loja e cartazes informarem que o cartão de cliente é de ANUIDADE GRATUITA SEMPRE!... cuidado isso é publicidade enganosa!

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