segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ORT's e democracia

Embora o SINTEL (Actual SINTTAV Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual) fosse o primeiro sindicato paralelo do país (*) fui seu associado durante mais de duas décadas. Por razões que não interessam ao post, demiti-me desta ORT, e aderi a uma outra com intervenção e uma longa história no sector onde trabalho. A minha “nova” ORT (STPT) não é substancialmente diferente da anterior, por vezes mais parece uma organização de amigos que se protegem e ajudam, bem longe da combatividade que no meu entender deve caracterizar uma organização sindical, porem pratica e cultiva certos princípios que dão substancia à democracia e isso acaba por fazer toda a diferença.

Tal facto – deixar de ser associado do SINTTAV – não me impede de comentar, sobretudo porque intervimos na mesma área e na mesma empresa, a vida e as particularidades desta ORT. Até porque eles próprios me mantêm informado, com recurso ao meu e-mail, das suas actividades e decisões, sobretudo aquelas que querem tornar publicas. Para além de que, sendo o SINTTAV, um sindicato, ao contrário do meu, inscrito na CGTP (Confederação Sindical que reconheço como legitima e combativa) posso e devo prenunciar-me sobre as suas decisões e praticas.
Por isso não posso deixar de lamentar a decisão que leva aquela direcção, cuja presidência é vitalícia – o líder ao jeito dos dirigentes da Coreia só será apeado quando morrer – mascarando-se atrás de uma alteração estatutária, que sujeita a uma pretensa Assembleia Geral [na qual sabe-se de antemão, só participam os corpos gerentes e nem todos] fazendo aprovar as alterações que lhe interessam. Assim é dado como adquirido que os corpos gerentes, prolongam o seu mandato em mais um ano, passam de três para quatro, mantendo a reeleição tantas vezes quanto quiserem. A par desta cirúrgica alteração assistimos a um encapotado aumento da cotização em 25%. Como quem não quer a coisa o SINTTAV passou a cotização de 0,75% das renumerações ilíquidas para 1%.
Bem… dir-me-ão é um problema dos associados do sindicato, sobre o qual quem está de fora, não se deve pronunciar.
Talvez… até tenham razão. Porem enquanto militante do Bloco de Esquerda que sou não esqueço que a eleição da actual direcção do SINTTAV, foi apresentada no interior do BE, pelo então responsável do Grupo do Trabalho no partido, como uma grande vitoria do Bloco nas telecomunicações e que “tínhamos” naquele órgão, alguns bons camaradas.

E as minhas perguntas são:

Esses "alguns bons camaradas" deixaram de ser "bons"? Ainda estão na direcção do SINTTAV? Cádê eles que não os oiço?

E o Bloco...
O BE deixou de defender a limitação de mandatos?
Deixou de reclamar o método de Hondt nas eleições de todas as ORT’s?

Eu não estou certo de qual o melhor caminho, qual a mais eficaz estratégia sindical, mas sei que esta não é com toda a certeza. Esta é mais do mesmo, mais do que tem sido a pratica sindical da maioria das ORT´s [da CGTP e da UGT] e que ao longo das décadas que ando nestas coisas da militância sindical sempre combati. E vou continuar a fazê-lo, nomeadamente através da denúncia e da palavra.





(*) – Quando o SINTEL [Sindicato das Telecomunicações dos CTT] foi criado nos CTT, nesta empresa já existia o SNTCT [Sindicato Nacional dos Correios e Telecomunicações]

11 comentários:

  1. O Bloco, o BE faz ouvidos de mercador que é a estratégia adequada para quem tem problemas de consciência...

    ResponderEliminar
  2. Com este tipo de comentário, tiro a seginte conclusaõ "á muitas maneiras de matar pulgas"

    Será que uns querem entrar no SINTTAV dando a cara e outros têm usado de algumas "artimanhas" para o conseguir.
    Quero querer que este é um caso isolado, é triste usar o nome de partidos politicos para espremir opiniões de quem está concerteza com problemas de consciencia, que denota no que diz "vingança", e talvez até arrepemdimento e frustação e/ou "vingança" partidária, será tudo isto por não fazer parte de uma estrutura como o SINTTAV que tanto e tão bom trabalho tem feito em defesa dos direitos dos trabalhadores. talvez por isso é que este sindicato é tão cobiçado e tem sido ao longo da sua vida alvo de "assalto" por aqueles que fora deste não são niguem.

    lamento

    AC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. há..há... deve ser par rir..."que tanto e tão bom trabalho tem feito em defesa dos direitos dos trabalhadores" quais? Só se para os dirigentes desta ORT's?
      REFORMADOS NO PODER DO SINTTAV, OS TRABALHADORES QUE SE f****!
      Segundo a interpretação do SINTTAV os últimos AE's que assinaram foram bons porque só perdemos alguns direitos, como se todas as perdas não fossem para criar ainda mais desigualdades e para aumentar a exploração de quem trabalha.

      Eliminar
  3. Meu caro AC
    Confesso que não sei onde quer chegar com este seu lamento em forma de comentário.
    A minha opinião é clara e limita-se a criticar um conjunto de situações que se passam, não apenas no SINTTAV, mas em muitos outros sindicatos. Sindicatos da e fora da CGTP.
    Uma das minhas criticas de sempre assenta na oposição ao método de eleição: Uma lista que tenha por exemplo apenas mais um voto que outra elege todos os seus elementos enquanto a outra não elege nenhum. Num universo de 999 eleitores 500 votam A e 499 votam B. O “A” elege todos e o “B” ninguém isto é 50% dos votantes não têm quem os represente nesse tipo de direcção. DÁ PARA PERCEBER OU QUER QUE FAÇA O SDESENHO?
    Mas também critico as Assembleias fantasmas a que, no caso do SINTTAV, assistem apenas a direcção e mesmo esta não na totalidade, onde se tomam decisões importantes para o sindicato.
    E critico também a politica de recrutamento de quadros e dirigentes sindicais, a qual é responsável pela situação a que o sindicato chegou.
    E critico o facto de a direcção ser constituída por associados ou reformados ou que estão ausentes da actividade laboral à desenas de anos, alguns desde a fundação vai para mais de trinta anos….
    Mas como escrevi deixei de ser associado do SINTTAV vai para três anos e desde então nada quero com tal direcção.
    Se não percebeu, eu explico: Esta critica visa o Bloco do qual sou militante e não o SINTTAV. Para mim o SINTTAV é um caso perdido, nada a fazer. Ainda assim se o AC quer opinar neste bloge sobre a matéria tenho muito gosto nisso.


    Nota: Os meus comentários são por norma assinados como "JotaCê", abro aqui uma excepção e assino José Carrilho

    ResponderEliminar
  4. Conhecem a história da raposa que queria comer o cacho de uvas e não conseguia porque não lhe chegava e então dizia ela que estavam verdes e não prestavam, mas assim que caiu um ramo pensando que eram as uvas que tinham caido, logo voltou atráz para as comer...

    Pois Sr Carrilho, o seu artigo é o espelho da raposa e das uvas, pois porque nunca conseguiu ser dirigente do SINTTAV, embora muito se tenha esforçado para que isso tivesse acontecido... temos pena... é a vida....

    A mulher de César não basta dizer que é séria, tem de o provar.

    Olhe, faça criticas sobre extraterrestres, assim sempre lhe é dado o beneficio da dúvida.

    O país já está cheio de politicos frustrados. Não queira que saibam que o sr é mais um deles.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro
    Está equivocado a meu respeito. Quando fala de frustração, insinuando que eu possa ser um frustrado por nunca ter pertencido à direcção do SINTTAV está enganado – a vida pregou-me algumas frustrações, é certo, mas não deste género – sinto-me bem no papel de opositor a direcções do género das que se apossaram do SINTTAV. Se porventura tivesse aceite algumas propostas, nomeadamente vassalagem ao chefe, talvez pudesse fazer parte das famosas listas unitárias e ter chegado à direcção… talvez… mas se lá tivesse chegado por essa via [dobrar a espinha] hoje teria vergonha de olhar para os meus camaradas e os meus filhos teriam vergonha de mim…
    Para ser eleito para uma ORT nunca precisei de prestar vassalagem ao chefe, bastou-me concorrer em lista e sujeitar-me a vontade dos meus camaradas de trabalho e hoje poderia continuar na CT se porventura estivesse disposto a bajular um candidato a tiranete.
    Meu amigo sinto-me bem neste papel – não me envergonho nem me escondo atrás do anonimato ou de umas iniciais.
    Repito se quer discutir o SINTTAV, ou o sindicalismo e as perspectivas associadas, estou disponível para isso. Se quiser debater seriamente essa matéria neste espaço faça-o, comprometo-me a publicar integralmente os seus posts e comentários, terá é que os assinar… OK?

    José Carrilho

    ResponderEliminar
  6. Apenas uma pequena observação:
    Noto que não faz referencia à critica ao aumento de 3 para 4 anos o mandato e se cala perante o aumento da cotização...
    Convenhamos... a empresa está a fazer cortes no numero de horas e o ordenadinho tem que ser pago. Caramba vocês também precisam de ganhar o vosso né? (mas 25 % de aumento é capaz de ser muito, né?)

    ResponderEliminar
  7. Meu caro, continua a ser sempre o mesmo. A vida politica e sindical não lhe tem ensinado nada de bem. Continua a querer que as pessoas o vejam como um santo sem pecado. O Sr esquece-se que tanta gente, e ainda bem para si, o conhece. Vamos por partes e começo pelo aumento da cota ou do tempo de mandato: nada tenho a declarar pois nem trabalhador da Telecom sou muito embora conheça todo o envolvimento entre sindicatos e Comissão de Trabalhadores e conheço por isso tantos camaradas dos varios sindicatos com quem tenho uma grande amizade... ora viu?? já vai em desvantagem.
    Por outro lado sobre as eleições da CT para a Telecom... que memória tão curta. O Sr esqueceu-se completamente do processo, e isso não é bom. Eu sei que o Sr quer fazer acreditar no que escreveu, mas como disse olhe que tanta gente o conhece e sabem que o Sr sabe, que os outros sabem o que todos nós sabemos.
    Sr Carrilho, estes meus comentários não tem como objectivo denegri-lo ou tentar de alguma forma magoá-lo, apenas tem como objectivo de lhe chamar a atenção que quando fazemos comentários temos sempre de tentar nunca esquecer também o nosso precurso, pois dar tiros nos pés é extremamente doloroso.
    Quer que assine ?? Sem problema: Carlos ROMÃO.
    Se entender colocar o cometário tudo bem, se não quiser o problema é seu. No fundo a mensagem é para si. Se como diz é uma pessoa de consciência tranquila e tão cheio de honra não vejo porque não o colocar. Fica ao seu critério.

    ResponderEliminar
  8. Então meu malandro, não publicou o meu comentário. Já previa. Ora grite bem alto a palavra democracia, transparencia, orgulho, verdade, etc etc blá blá blá.... bem ao jeito do Sr Carrilho. Pois, isso mesmo. Custa ouvir das boas??? custa ouvir as verdades né??? Pensando que é um escriba imaculado e depois chega à conclusão que também nos conhecem os podres, né??? meu malandro... vá, eu sei que não vai publicar e faz bem. Eu vou dando noticias.

    ResponderEliminar
  9. Como se pode verificar este senhor é mal intencionado, permite-se fazer observações acerca do meu carácter a propósito de uma demora acerca de um comentário que terá feito e não viu imediatamente publicado, como se eu estivesse aqui ao seu serviço, prontinho a colocar no ar todo e qualquer comentário que lhe apetecesse fazer no instante preciso em que o faz.
    Tenha modos e alguma contenção.
    Primeira questão: Não estou ao seu serviço, logo nada me obriga a responder ou a publicar no prazo que você imagina ou deseja.
    Segunda questão: Tenho mais que fazer que passar o meu precioso tempo à frente de um teclado a olhar para um monitor.
    Terceira questão: Nunca este blogue censurou qualquer comentário, não o ia fazer agora. Tanto mais que você se limitou a escrever um ponto de vista que embora fugindo à questão de base – que afinal nem conhece porque nada tem a ver com a ORT – é perfeitamente inoquo porque banal.
    Quarta e ultima questão: O meu desafio foi feito, no comentário anterior, se quer discutir sindicalismo tudo bem se quer “gozar” o prato… devo dizer-lhe que para esse peditório já dei.
    Passe bem e tente ser feliz. OK? Ah e se poder escolha outro para chatear.

    ResponderEliminar
  10. Fiquei a pensar no anonimo, que diz chamar-se "Carlos Romão" escreveu e que sinceramente, me deixou seriamente irritado com as conclusões que se permitiu retirar, nomeadamente no comentário de 6 de Dezembro de 2009 18:10.

    Se este senhor estivesse aqui com alguma seriedade teria lido no ultimo post colocado que muito provavelmente não poderia aparecer por aqui antes do dia 7 (felizmente arranjei um tempinho e pude ainda no dia 6 ler o meu correio e verificar que o moço estava chateado porque eu não lhe respondi, ou não o publiquei no espaço tempo que ele pretendia , apesar de eu ter manifestado atempadamente essa impossibilidade como se pode ler na nota do ultimo post e que reproduzo novamente: «Na impossibilidade, prevista, de o fazer no próximo dia 7 (leia-se, até) aqui fica a minha homenagem ao poeta Ary que faria no próximo dia 7, Segunda-feira, 72 anos se fosse vivo. Faleceu jovem, com apenas 46 anos de idade em 1984.»
    Mas ele não lê, aliás ele não vem aqui para ler e tentar entender a minha opinião/posição, ele aparece para chatear, imbuido da "nobre" missão que alguns pseudo-sindicalistas se atribuem que é insultar e calar quem não fala ou opina de acordo com a opinião dita maioritária.
    Repito: Já dei para esse peditório, agora chega!

    ResponderEliminar