sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

As portas que Ary abriu

José Carlos Ary dos Santos, poeta e escritor de cantigas, porventura o maior no género, nasceu em Lisboa a 7 de Dezembro de 1937 e faleceu nesta mesma cidade em 18 de Janeiro de 1984.

Militante do PCP desde 1969, o seu nome fica ligado para sempre ao 25 de Abril e ao tempo que se lhe seguiu. Ary escreveu nessa época diversos poemas, alguns que ele próprio declamou. “As Portas que Abril Abriu” é porventura um dos mais marcantes poemas. Mas, Ary que começou a escrever bem cedo destacou-se sobretudo no campo das cantigas, são da sua autoria as mais belas canções – na minha opinião evidentemente – que têm preenchido o panorama da canção ligeira em Portugal.

Os três vídeos que se seguem, são apenas três exemplos da sua capacidade poética. Ary escreveu “A desfolhada” que Simone interpretou e ganhou o Festival da Canção de 1969, porventura uma pedrada no charco do panorama do cancionetismo nacional. “Menina” com que Tonicha ganhou o Festival de 1971 também é da autoria de Ary dos Santos e em 1973, o Festival foi ganho por Fernando Tordo interpretando a celebre “Tourada”, outra pedrada no charco, também da responsabilidade poética doe José Carlos Ary dos Santos.

Mais dados biográficos do poeta José Carlos Ary dos Santos pode ler aqui no blogue do meu amigo José Raposo.


Nota: Na impossibilidade, prevista, de o fazer no proximo dia 7 aqui fica a minha homenagem ao poeta Ary que faria no próximo dia 7, Segunda-feira, 72 anos se fosse vivo. Faleceu jovem, com apenas 46 anos de idade em 1984.

* * *

1973 - "Tourada" - Interpretação  Fernando Tordo




1971 - "Menina" -  Interpretação Tonicha



1969 - "Desfolhada" -  Interpretada por Simone de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário