quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

III INTERNACIONAL





"O sonho de Lenine que Estaline dissolveu"


Herdeira dos ideais da Internacional fundada por Karl Marx e continuadora de algumas das tradições da segunda se reclamava a Internacional Comunista ou III Internacional (Komintern). Funcionou entre 1919 e 1943, e propunha-se promover a revolução social do proletariado internacional, com o apoio da União Soviética. Era uma espécie de "Estado maior político-ideológico" do movimento revolucionário do proletariado mundial, reunindo os partidos comunistas de diversos países.
Na Internacional Comunista o nome que emerge é o de Lenine, organizador e o principal inspirador da organização. Lenine defendia o marxismo revolucionário e transformação dos partidos comunistas em partidos revolucionários de massa. A III Internacional seguia os passos de Marx, e da sua I Internacional, pretendendo rasgar um caminho verdadeiramente revolucionário que conduzisse ao derrubamento violento do regime capitalista.
Contudo, com a ascensão de Estaline na União Soviética, em 1922, começa a perde parte desses ideais. E é o mesmo Estaline, num gesto de aparente consciencialização com os Aliados (Estados Unidos e Inglaterra), que precipita a dissolução, em 1943, da Internacional Comunista. Mas não acabaria aqui a história, uma outra Internacional, a quarta, entretanto havia sido criada.

DN/Susana Salvador

Sem comentários:

Enviar um comentário