domingo, 3 de janeiro de 2010

50º aniversário da Fuga de Peniche


Faz hoje 50 anos, meio século que de Peniche se evadiram 10 prisioneiros políticos, a saber: Álvaro Cunhal, Francisco Martins Rodrigues, Joaquim Gomes, Carlos Costa, Jaime Serra, Francisco Miguel, José Carlos, Guilherme Carvalho, Pedro Soares e Rogério de Carvalho.
Sabe-se hoje que a fuga contou com a conivência de um guarda prisional, José Alves de seu nome. – O qual acabou os seus dias, diz-se, alcoolizado num país da chamada cortina de ferro. – Esse envolvimento do guarda em nada diminui o envolvimento das estruturas clandestinas do PCP, que com essa acção deram mais um a machadada no decrépito regime salazarista. Aliás a fuga só foi possível graças a um planeamento muito rigoroso e uma grande coordenação entre o exterior e o interior da prisão sob a orientação do Partido Comunista Português.
Depois, a maioria dos fugitivos, seguiu o seu rumo ligados ao PCP, excepto Francisco Martins Rodrigues que haveria de romper com Álvaro Cunhal tornando-se o pai, papa para alguns, da panóplia de partidos ML que saíram das estruturas do PCP e engrossaram a corrente popular de resistência ao fascismo, atingindo o apogeu no PREC. Dai nasceu a UDP, - na qual militei durante anos – partido fundador do Bloco de Esquerda.
Independentemente dos caminhos seguidos, perante todos inclino-me com prova da minha gratidão ao seu empenho e à sua luta a qual tornou possível o 25 de Abril.


Sem comentários:

Enviar um comentário