sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Soltas: Debate na AR


Hoje, durante o debate na Assembleia da Republica [Tema: Ensino Superior] José Sócrates, sempre ele, respondeu com o maior despudor a uma questão colocada pelo líder do PCP: «Senhor deputado, devia saber que a banca não pode correr riscos!»
Isto porque Jerónimo de Sousa  lamentou que nesta questão [Empréstimos aos estudantes para prossecução dos estudos.] com excepção da banca, ninguém tem garantias de nada. Isto porque sabemos, uma “grande” medida impulsionada por Sócrates, consiste em ser o governo a dar garantias aos banqueiros chamando a si a responsabilidade do risco. Isto é; O governo [à conta dos impostos de todos nós] assume o risco a banca fica com os lucros e os estudantes, eventualmente com um curso e uma inscrição nos centros de emprego.
Claro, a banca não pode correr riscos, muito menos percas, tudo isso é para o erário público.
Na minha terra a malta tem um nome para isto, para esta esperteza… que por obvias razões não refiro.



PS: Não está em causa a instituição deste tipo de crédito, nem tão pouco a fiança do estado – é até louvável – o que se questiona é o esforço, a ausência de qualquer esforço da banca e dos banqueiros para com o todo nacional. Para a banca é apenas mais um negócio, uma fonte de lucros…

Sem comentários:

Enviar um comentário