quarta-feira, 17 de março de 2010

Ainda as eleições para a CT da PT C

Ou o apoio do SINTTAV à Lista B, digamos que Olívia patroa vs Olívia costureira

Já todos sabíamos (Quem não?) mas num rasgo de transparência que se aprecia e saúda, o SINTTAV saiu à praça, para manifestar o seu compromisso e apoio para com a Lista B, candidata à CT da PT C.
A Lista B, em 11 candidatos efectivos apresenta quatro dirigentes nacionais do SINTTAV e nos suplentes mais dois dirigentes nacionais. No conjunto esta Lista candidata dois Presidentes de Coordenadoras SINTTAV (Região Centro/B. Baixa e dos Açores) e quatro outros dirigentes com funções nas coordenadoras de Faro, de Beja, de Lisboa e de Leiria. Isto sem falar-mos nas sub-CT’s, por exemplo a de Setúbal apresenta o meu amigo Miguel Lopes Vice-Presidente da Coordenadora do SINTTAV para a Região de Setúbal/Sul, como cabeça de lista. O próprio líder do projecto “Lista B” António Caetano é ele próprio dirigente nacional do SINTTAV.
Não questiono a legitimidade da candidatura, nem das alianças, cada qual escolhe e exclui parceiros e parcerias como muito bem entender. Porem, acho as alianças estabelecidas contra-naturas, apenas isso.
Este post tem para além disso, a veleidade de achar caricata a cerimónia de apoio do SINTTAV à Lista B.
[Parece que houve uma reunião para o efeito entre as duas direcções… ai terão surgido alguns problemas, nomeadamente a de saber em que qualidade falavam uns e outros. À falta de melhor adjectivo, diria que são cenas narcisistas. Pois se ambas são quase a mesma coisa, estranhar-se-ia a falta de apoio. Mas há uma questão que me deixa curioso: Em que qualidade estariam nessa reunião os dirigentes do SINTTAV que são candidatos à CT? Imagino a troca de cadeiras… ora estavam de um dos lados da mesa em representação do Sindicato, ora saltavam para o outro em representação da Lista. Tipo Olívia patroa vs Olívia costureira da celebre rábula da saudosa Ivone Silva. Pois… tá bem abelha!!! ]
Digamos que se trata de um apoio ou de um cerimónia para incauto ver, assim ao estilo das nomenclaturas derrubadas com o Muro de Berlim.
Se, aos olhos de alguns ilustres candidatos a oposição ao SINTTAV é a linha Jerónimo de Sousa com todo o seu esplendor – Isso mesmo foi escrito por um desses dirigentes no Troll Urbano. – digam-me lá que epíteto se aplica a estas lideranças e respectivos aliados?
Segue-se um enxerto do documento onde o SINTTAV manifesta o seu apoio à Lista B. Trata-se de uma pérola… uma preciosidade bem ao estilo de uma pratica politica que julgava extinta, enganei-me. Claro a razão as vezes arreda-se de mim e engano-me muitas vezes, vezes de mais diga-se, nomeadamente no que confere às pessoas…

Do comunicado do SINTTAV
  

  • REUNIÃO. Por solicitação dos membros da Lista B, realizou-se uma reunião entre estes e o SINTTAV.

  • OBJECTIVO. Os membros da Lista B fizeram uma exposição dos objectivos que os orientam em relação ao que pretendem da CT da PT no futuro, entregaram o seu Programa de Acção e em conjunto procedemos a uma apreciação, tendo sido solicitado o apoio do SINTTAV a esta candidatura.

  • APOIO. O SINTTAV considera que os objectivos constantes do Programa da Lista B se enquadram na visão que este Sindicato tem do que deve ser o trabalho e a forma de intervenção de uma CT activa, dinâmica, firme na sua actuação, dialogante, respeitada pela Gestão, como condições fundamentais para a defesa dos trabalhadores.

  • Tanto na Lista B candidata à CT, como nas diversas candidaturas das Sub-CTs, figuram Dirigentes, Delegados Sindicais e outros membros associados do SINTTAV, porque também estes certamente se revêem no Projecto apresentado, pelo que a decisão do apoio explícito do SINTTAV ao Projecto da Lista B, se enquadra neste pensamento colectivo.»

Sem comentários:

Enviar um comentário