quarta-feira, 17 de março de 2010

Isto sim, é um acontecimento, digno de registo

CONSTITUÍDA A PLATAFORMA SINDICAL PARA RESPONDER AO PROCESSO NEGOCIAL NA PT
SINQUADROS – SINTTAV - STPT – STT
Os Sindicatos supra mencionados representativos dos trabalhadores do Grupo PT, reuniram-se no dia 10 de Março, na sede do SINTTAV, para analisar, discutir e decidir as medidas que consideraram necessárias face à situação em que se encontram os processos negociais da Empresa, tanto o ACT para o Grupo como a Revisão Salarial. 
A PT continua a crescer, a ter lucros assinaláveis e a ser das empresas em Portugal que melhor remunera os accionistas e mais bonifica o desempenho dos gestores. 
A divulgação dos resultados veio mostrar que a PT ultrapassou o pessimismo inicial com os efeitos da crise e a receita foi além das expectativas. A Administração já anunciou que irá propor à AGA a distribuição de um dividendo por acção de 57,5 cêntimos e que, em 2011 o dividendo será de valor igual. 
Não há, por isto, qualquer argumento válido para que a Administração pretenda, na negociação do ACT, retirar direitos aos trabalhadores da PTC e nivelar os das restantes empresas pelas normas do Código do Trabalho e atrasar a negociação da tabela salarial e matérias de expressão pecuniária.
Tendo isto presente a Plataforma Sindical decide:
 Elaborar uma proposta única, tanto de ACT para o Grupo como de Revisão Salarial, tendo por base as propostas sindicais, que será entregue à empresa; 
 Exigir o início imediato da negociação da tabela salarial e matéria de expressão pecuniária; 
 Apelar aos trabalhadores que só com a unidade em torno das organizações sindicais é possível acabar com o ciclo da perda do poder de compra motivado por aumentos salariais insuficientes e congelamentos salariais.

  • Nota 1: Por lapso involuntário, a convocatória para a reunião só foi endereçada aos Sindicatos subscritores do AE/2009, não tendo por esse motivo sido dirigida ao SNTCT, situação que já foi clarificada.
  • Nota 2: A Plataforma Sindical está aberta à participação dos Sindicatos que se revejam nos objectivos desta.

  • Nota 3: O SINDETELCO e o TENSIQ participaram na reunião, não subscreveram o projecto da plataforma sindical mas mostraram-se disponíveis para aproximarem as suas posições das propostas da Plataforma.
Lisboa, 15 de Março de 2010

______

Nota: Este documento, está longe da solução para o sindicalismo na PT, ainda assim é um passo que urge saudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário