terça-feira, 14 de julho de 2009

“Dizem que lá me faço homem!... Não os entendo, já sou!”

Cavaco, o homem dos vetos, promulgou o novo RDM (Regulamento de Disciplina Militar), pelos vistos não se enganou na decisão e não teve duvidas. Coisas dele…
Este diploma aprovado com os votos contra da esquerda parlamentar (PC e BE), mereceu o consenso unânime de toda a direita, de Sócrates ao Portas, passando por Rangel, todos deram o seu aval a um diploma credor de criticas de imensas organizações e associações militares (de oficiais, de sargentos e de praças).
Sobre o conteúdo em si não me pronuncio porque não conheço na integra, contudo as reservas e oposições que tem suscitado nas organizações referidas é por si só elucidativo do conteudo, mais, o que transparece não abona nada em seu favor. São muitas as contradições, os conceitos extremamente vagos, susceptíveis das mais disparatas leituras, para alem de atingir militares fora de serviço e ou na reserva.
Sócrates tem aqui mais um diploma disciplinador da ordem pública, seguramente que à face dele os militares não poderão manifestar o seu desconforto e desagrado pelas políticas governamentais. Sócrates e os seus aliados sabem-na toda.
Por ultimo um pequeno aparte: Passei uns longos 16 meses na instituição e confesso, aquilo que o meu avô e meu pai me apresentaram como uma escola de valores e de formação de homens não passou afinal de uma escola de embrutecimento. Por isso relembro a poesia de Vitorino…


Oh Beja, Terrível Beja

Oh Beja, terrível Beja
Beja da minha desgraça
Eram três horas da tarde
Quando lá assentei praça

Deram-me a guia de marcha
Para o comboio apanhar
Vou p´rá tropa, e não queria
Vou p´rá vida militar

Adeus terra, adeus amigos
Não sei para que guerra vou
Dizem que lá me faço homem
Não os entendo, já sou

Senhor Alferes, Capitão
Mas que ofício tão ruim
Não fazem crescer um grão
Esmagam o alecrim

Obrigam-me a marcar passo
É contra a minha vontade
Só quero as guerras que faço
P´ra guardar a liberdade

Sem comentários:

Enviar um comentário