terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Levantar o dinheiro da banca, pois claro!

Eric Cantona ex-futebolista francês, terá feito um apelo de âmbito mundial no sentido de levar as pessoas a, como forma de protesto, levantarem o seu dinheiro dos bancos.
Protesto não sei bem a que propósito, muito embora sobejam razões para protestar contra a banca e os banqueiros.
Não sei se a proposta deve ser levada a serio, mas a ideia do protesto contra a banca é-me particularmente grata. Desta ou de outra qualquer forma, urge protestar. Contra a banca, mas não só, é preciso organizar os protestos, identificar os alvos e afinar a pontaria.
Levantar o dinheiro da banca… claro que sim, aplaudo a ideia, serei porem um elemento passivo neste protesto. Passivo porque ninguém recolhe, a não ser por roubo, o dinheiro que não tem! Claro, há por aí uns quantos patos bravos que vivem do dinheiro que não têm, são uma espécie de aves de arribação, muito bem conceituados entre os seus pares, parte dos quais lideram a politica Europeia. Não, não me refiro aos detentores de pequenos créditos, tão pouco falo do endividamento das famílias, esses são regra geral vitimas, falo dos outros, desses que, ironia das ironias, têm descredibilizado por completo o sistema; desses que estão ligados às fraudes monumentais do tipo BPN e outros de igual calibre. Nacionais e internacionais.
Segundo o “Diário Económico” o economista alemão Klaus Abberger, terá declarado que se as pessoas respondessem ao apelo de Cantona e levantassem os seus depósitos, "podia gerar-se rapidamente o pânico (…) e o sistema bancário podia desmoronar-se.”
Por mim entendo que o pânico enquanto tal, sobretudo se alastrasse às populações, era capaz de ser preocupante, mas se porventura provocasse o desmoronamento do sistema bancário [Vá lá críticos, tendes aqui material para me malhar!] a humanidade era capaz de ficar a ganhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário