sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O meu voto

«Há cinco anos fiz parte da Comissão de Honra de Manuel Alegre e desta vez recusei. (…) Manuel Alegre foi pedir a bênção a Sócrates a quem tinha feito grande oposição. Isso faz-me muita confusão. Até posso votar nele, mas não entro na campanha.»
António Manuel Ribeiro, (UHF) hoje nas Entrevistas Imprevistas de “O Sol”


Também a mim me fez e faz muita confusão. Contudo tendo em conta a actual conjectura, não tenho reservas no que confere ao meu voto nas presidenciais de 23/01/2011.
Alegre, não é um defensor integral dos meus princípios, caso os comungássemos, tínhamos feito o mesmo percurso político. Não fizemos. Ele é do PS e eu nunca me envolvi com aquela “família” político/partidária. Muitas vezes estivemos, cada um no seu lugar e com a sua dimensão, nas antípodas do pensamento e da prática politica. Se não divergíssemos, o mais provável seria fazermos militância política no mesmo partido. Não fazemos!
Quando falo em conjectura, falo da correlação de forças e da necessidade imperiosa de penetrar na base eleitoral do PS, a qual é, queiramos ou não, determinante nas eleições. E não se trata de oportunismo político, a politica é mesmo isso, delinear estratégias para influenciar de forma determinante a governação e o poder com vista a uma nova politica. A qual – na falta de outro sistema melhor – se desenvolve e pratica em DEMOCRACIA, sendo que esta tem como ferramenta basilar o poder do VOTO. O voto e a confiança dos povos, é o que os políticos em democracia ambicionam. Procurá-lo, solicitá-lo, desejá-lo é não só lícito como recomendável para uma politica séria e transparente. Negociar e procurar apoios não é crime, é lícito e é recomendável.
Não se trata porem de almejar o poder a qualquer preço, há regras e princípios basilares. Regras, princípios éticos e políticos que, não tenho pejo em assumir, Manuel Alegre preenche.
  • Quero preservar a irreverência; Manuel Alegre é irreverente!
  • Adopto a rebeldia como motor de transformação; Manuel Alegre é rebelde!
  • Ambiciono uma sociedade mais justa e mais igual; Manuel Alegre também!
  • Bato-me por igualdade de oportunidades; Manuel Alegre assume essa bandeira!
  • Arrogo o antifascismo como certificado político; Manuel Alegre é antifascista de antes e depois de Abril!
  • Refuto o silêncio como trampolim na política; Manuel Alegre, por vezes contem-se, mas não se cala!
  • Combato o comodismo e o porreirismo no exercício da cidadania; Manuel Alegre não se acomoda e nem se deixar ficar!
  • Vejo na cultura um valor estruturante da integridade cidadã; Manuel Alegre é um homem de cultura!
Enfim, Manuel Alegre, causa-me algumas perplexidades, como a de quase mendigar o apoio do PS – preferiria que o não tivesse feito – mas ele apesar de cultivar a utopia não dispensa o pragmatismo. E a verdade é que os que já se decidiram, ainda somos poucos para impedir Cavaco de renovar o mandato, que “sem saber ler nem escreveu” alcançou nas últimas presidências.
“Sem saber ler nem escrever”, mas pior que isso e para desgraça do nosso povo, imerecidamente alcançado!
Derrotar Cavaco é uma questão primordial, tanto mais que nunca esteve tão perto de se concretizar o velho lema de Francisco Sá Carneiro: Uma maioria; um governo e um presidente.
A cultura neo-liberal dominante rejubilaria se, para nossa desdita, tal intento se concretizasse.
Por tudo isto, e desgostado como António Manuel Ribeiro, o meu VOTO vai conscientemente para MANUEL ALEGRE.

Sem comentários:

Enviar um comentário