quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ainda as legislativas 2009

Curiosidades dos números

Cada deputado eleito pelo PSD, nas legislativas de 2009, “custou20429 votos [tal numero é obtido pela divisão do numero total de votos pelo numero total de eleitos], pelo mesmo processo concluímos que os deputados do PS foram um pouquinho mais caros, “custaram” qualquer coisa como 21420 votos.
O CDS por seu turno “investiu28238 votos em cada um dos seus deputados e a CDU qualquer coisa como 29800 votos por cada deputado. Claramente “inflacionados” estão os “custos” dos deputados do Bloco os quais representam nada mais nada menos que 34879 eleitores cada.
O factor qualidade, nem sempre tem uma correspondente em termos de custos, por isso o cômputo dos números não nos permite concluir que os deputados do Bloco, porque mais caros, ou mais representativos, sejam os melhores deputados. Mas a verdade, perdoe-se-me a presunção, é que são!
Mas voltando aos números que é deles que reza o post, as legislativas produziram ainda coisas tão díspares quanto estas: O Bloco com mais 111060 votos que a CDU [558062 – 446994] elege apenas mais um deputado que a coligação liderada pelo PCP e, com apenas menos 34935 votos que o CDS, elege menos 5 deputados que a extrema-direita parlamentar.
Há no meio de tudo isto qualquer coisa, algo que não corresponde ou não contempla plenamente a vontade popular, que nos deixa apreensivos, perplexos com a “lucidez” dos números, no entanto esta parece ser a melhor forma de, com todas as vicissitudes, exercermos e vivermos a democracia que se deseja plena e queremos participada.

Sem comentários:

Enviar um comentário