quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mas que mundo é este?


Três casos apenas:

1 - Em França, já vai em 25 o número de trabalhadores da France Telecom que se suicidam, responsabilizando a empresa e o clima vivido desde a privatização.

2 - Os jornais vão dando notícias de pessoas escravizadas, autenticamente escravizadas... Noticias de  gente que escraviza e que  obrigam outras a trabalhar para si…

3 - Ontem uma jovem mãe, que sofria de stress, segundo o DN, «Ficou assim desde que deu à luz Daniel e, com o facto da criança ser bastante doente, nunca se recompôs. Foi uma das despedidas da empresa Yazaki Saltano em Abril de 2008 (…)» ter-se-á tentado suicidar, juntamente com o filho, deitando-se juntamente com a criança ao rio. A julgar pelos bilhetes que deixou na viatura despedindo-se da família, foi mesmo tentativa de suicídio. O filho ainda não apareceu.

Pegando no ultimo caso certamente dirão que estou a forçar a associação da depressão daquela mãe, cuja causa primeira parece ser a doença do filho, ao facto de ela ter sido despedida em 2008.

Talvez… Porem não diria tanto, tanto mais que é o próprio DN que escreve que ela «rapidamente arranjou novo emprego.» Contudo o mesmo DN acrescenta que «Só que estava sempre de baixa porque o menino está constantemente doente. (…)»

As coisas podem não ter ligação mas ninguém me tira da cabeça que ali anda a mãozinha desta desenfreada exploração capitalista alicerçada no neo-liberalismo.




2 comentários:

  1. «desenfreada exploração capitalista alicerçada no neo-liberalismo» lol!!!

    É disso e das alterações climáticas...

    ResponderEliminar
  2. Calhando é também disso. Disso e de muito mais...

    ResponderEliminar