quarta-feira, 28 de abril de 2010

Discos do GAC - Vozes na Luta vão ser reeditados em CD

Cultura: Uma boa noticia

Os quatro álbuns gravados pelo Grupo de Acção Cultural (GAC) - Vozes na Luta, nos anos que se seguiram à revolução de Abril de 1974, vão ser editados pela primeira vez em CD no próximo dia 30, revelou a editora iPlay.
Os LP "A Cantiga é uma Arma", "Pois, Canté!", "Vira Bom" e "Ronda da Alegria", editados entre 1974 e 1977, foram remasterizados por José Fortes, a partir das fitas originais, e são acompanhados, cada um, por um libreto de vinte páginas com a transcrição integral das edições originais.
As reedições, 36 anos depois, terão ainda textos introdutórios dos jornalistas Nuno Pacheco (Público) e João Lisboa (Expresso).
O GAC - Grupo de Acção Cultural surgiu no final de abril de 1974 e contou com as participações de figuras como Luís Cília e José Mário Branco, um dos principais mentores que tinha acabado de chegar do exílio, Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Júlio Pereira, Fausto, Manuel Freire, Rui Vaz, Carlos Guerreiro - ambos hoje nos Gaiteiros de Lisboa -, José Niza e Luísa Vasconcelos.
"A 01 de Maio [de 1974], ainda na euforia da liberdade reconquistada, `um grupo de trabalhadores culturais´ lança um manifesto onde se anuncia a criação de um Colectivo de Acção Cultural (CAC), disposto [continua]

Fonte: Diario de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário