sexta-feira, 23 de abril de 2010

Soares, porque não te calas, porque não calças as pantufas?

Soares é um homem, que apesar da sua provecta idade, continua a impressionar.
Impressiona pela desfaçatez, pela insolência e pelo desaforo.
Hoje, na entrevista à Antena 1, no âmbito das entrevistas aos ex-Presidentes da República, Soares apontou o dedo, muito justamente, a muitos dos malefícios da nossa democracia, curiosamente ao contrario de Sampaio e até de Eanes não se mostrou muito preocupado com a qualidade da nossa democracia, ainda que tenha admitido que o fosso entre pobres e ricos, no fundo a repartição da riqueza seja cada vez mais desigual.
Já estamos habituados a este linguarejar de Mario Soares, dá uma no cravo outra na ferradura e no fundamental fica tudo igual. No fundo faz umas pequenas criticas, insípidas para que tudo fique na mesma.
Este post contudo não visa dissertar acerca das suaves críticas de Soares ao sistema, tampouco discutir a qualidade da nossa democracia.
Perturbou-me, indigna-me mesmo a desfaçatez de Soares em apontar o dedo à nefasta influência do neo-liberalismo nos Partidos Socialistas, sobretudo diz ele, no consulado de Bush. A cultura do dinheiro e outros valores análogos terão sido assimilados pelos socialistas.
Na verdade ele não deixa de ter razão a propósito dos valores do PS. Porem uma analise atenta do percurso dos Partidos Socialistas europeus e, do português em particular, permite-nos concluir que esse desvio, essa descolagem, esse desapego aos valores fundamentais da esquerda não começou na era de Bush, vem de traz, muito de traz. Seguramente não será necessário recordar ao Dr. Mário Soares que ele é o principal coveiro do socialismo do PS, nomeadamente quando o engavetou. Foi ele quem abriu as portas do nosso país aos interesses norte-americanos em pleno PREC. Quem esquece as suas ligações ao então embaixador norte-americano Frank Carlucci?
Hoje de facto, as diferenças entre os PS’s europeus e os partidos à direita são nulas. Nulas! Na verdade ambos disputam o protagonismo da mesma agenda politica, das mesmas ideias, dos mesmos projectos… Não se diferenciam.
No caso concreto do PS português, podemos com rigor garantir que não foi o PSD ou o CDS que se deslocaram para o centro…
Mas Soares não pode continuar a ditar sentenças, a reclamar o estatuto de pai da democracia, de reserva moral da esquerda, quando o fundamental da sua actividade tem assentado em projectos pessoais e ódiosinhos de estimação.
Todos sabemos que Soares continua a mover diligencias no PS no sentido de condicionar o apoio deste partido a Manuel Alegre, que na candidatura do Dr Fernando Nobre está a sua impressão digital, que por muito que o negue prefere Cavaco na presidência a uma vitoria do candidato Manuel Alegre.
No momento difícil que atravessamos, é crucial para a esquerda, mas sobretudo para a democracia que na presidência, não esteja alguém com o perfil do actual inquilino e esse alguém é, mais que não seja pelo seu empenho em unir as esquerdas, Manuel Alegre.
Soares sabe disso mas dá primazia ao seu orgulho, a sua vaidade, ao seu umbigo.
Soares, porque não te calas, porque não calças as pantufas?

1 comentário:

  1. este homem devia era ter vergonha na cara. Ele é o pai das privatizações, ele o Barreto destruiram a Reforma Agraria. Soares é pantimoneiro.
    Luis Cunha

    ResponderEliminar