quarta-feira, 14 de abril de 2010

Enganei-me!

Um amigo enviou-me um mail dando nota da decisão das autoridades suíças em bloquear uma das contas de um bandido internacional, que ocupa uma presidência de república africana vai para mais de duas décadas, mais de duas décadas e meia…
O dito cujo e a filha são detentores de colossais fortunas, enquanto o povo, aquele povo que sofreu uma das mais terríveis guerras coloniais a que se seguiu uma interminável guerra civil entre os senhores da guerra – o vencedor ocupa hoje a presidência – vive com menos de 2 euros por dia.
É vergonhoso, terrivelmente vergonhoso que a humanidade se permita tolerar este estado de coisas, simplesmente vergonhoso.
A questão suscitou-me uma inquietação:
Pode ser apenas coincidência, ou pode não ser, mas veio-me à memória a pátria irmã de Angola e o despudor da camarilha que se apossou do poder.
Quando Jonas Savimbi liderava a UNITA e com o apoio de algumas potências ocidentais persistia na persecução da guerra, entendia eu que a solução para Angola passava pela eliminação física daquele homem.
Enganei-me!
As potências ocidentais acabaram por deixar cair Savimbi [Encontraram um aliado mais eficaz, na direcção corrupta do MPLA].
Savimbi morreu e, ao contrário das minhas expectativas, a situação dos angolanos não só não melhorou, como tal facto facilitou ainda mais o enriquecimento e o roubo despudorado aos angolanos por parte da camarilha dirigente e em particular da família de José Eduardo dos Santos.
Finalmente – escreve o meu amigo – era urgente tomar esta medida. Quem tem a ganhar é o povo angolano e todos os povos que vivem na miséria enquanto os seus dirigentes se “vestem em Paris”.
A notícia é simplesmente esta: "Suíça ameaça cleptocracia mundial – Bloqueados 100 milhões de dólares do presidente angolano."
A noticia que suscitou a indignação de quem me remeteu a mensagem: O bloqueamento de 100 milhões de dólares depositados em contas de José Eduardo dos Santos, presidente de Angola há 27 anos, fê-lo fazer estas perguntas que reproduzo e subsecrevo:
Que fez ele (dos Santos) para se tornar o 10º homem mais rico do planeta (segundo a revista Forbes)?
Trabalhou em quê para reunir uma fortuna calculada em 19,6 mil milhões de dólares?
Quem o autorizou a usar o poder politico para espoliar as riquezas do povo que governa, deixando-o a viver com menos de dois dólares diários?
Que devem fazer os países democráticos perante tamanho crime de lesa humanidade? Olhar para o outro lado, em nome do apetite energético?

1 comentário:

  1. A humanidade tinha ganho muito se tivesse aproveitado as tripas do savimbi para enforcar o dos Santos

    Gasalho

    ResponderEliminar