quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bloco - Encontro de Trabalho

No próximo dia 28 de Junho, o Bloco organiza o Encontro de Trabalho "Sindicalismo, os Códigos do Trabalho e Direitos dos Trabalhadores". O encontro tem lugar no hotel Berna, em Lisboa e inclui dois grandes temas: "O Código do Trabalho e as suas consequências" e "A intervenção sindical e os direitos dos trabalhadores".
O sindicalismo constitui um dos meus principais motivos de interesse, contudo não estarei presente neste encontro, e assim acontecerá em todos os que se realizarem sobre a mesma temática, por considerar que o Bloco tem uma "divida"(*1) para comigo relacionado com o sindicalismo na PT, onde pelo silencio deu cobertura a toda uma serie de calunias e traições.
Fiz a propósito do assunto uma exposição à Mesa Nacional, contudo e apesar da solidariedade manifesta por alguns camaradas, a exposição não mereceu resposta, ainda que alguns dirigentes me tenham dito por diversas vezes que o assunto não estava esquecido. Se não estava, está.
Para mim o assunto não está encerrado e como tal recuso-me a participar em farsas. Farsa porque aquilo que tanto criticamos a outros, nomeadamente a actividade do controleiro, acabou por ter reflexos na nossa casa. E o pior não foi o ter acontecido, o pior foi o silêncio que se lhe seguiu.
Eu não participarei no encontro, contudo faço questão de o acompanhar, nomeadamente através dos textos em debate.
Alguns dos textos de apoio para o Encontro de estão disponíveis.
Leia aqui a análise ao Código de Trabalho e a resolução sobre intervenção sindical. Também já está disponível o Boletim “Participação” de Junho/Julho Leia aqui o boletim em pdf.
(*1) - "Divida" é um modo de falar, o que eu critico é a não resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário