sexta-feira, 19 de junho de 2009

Morreu Carlos Candal

Republicano dos sete costados e homem de combates.
Outros, mais habilitados que eu, amigos e camaradas de partido certamente, não deixarão de evocar a figura do politico e enaltecer o carácter do homem.
Por mim, quero apenas inclinar-me perante a memória de mais um resistente que parte e recordar apenas que ele foi autor do “Manifesto anti-Portas em Português Suave” um libelo sarcástico e corrosivo contra Paulo Portas e Pacheco Pereira, algo que vai faltando na nossa politica.
Lembrar também a ousadia, faça-se a leitura que se fizer do seu verbo, quando perante a indignação de Paulo Portas – a propósito de Candal ter falado no lobby gay – ameaçou dar-lhe “umas bengaladas”. Candal terá respondido: "Um homem não ameaça dar umas bengaladas, um homem dá uns murros no focinho", ou algo parecido.
Evidentemente que este meu registo não é politicamente correcto. Mas convenhamos, sem questionar a orientação sexual de cada um, nem pretender servir-me desse tipo de expedientes para o meu combate político, a verdade é que a resposta de Candal foi adequada.
Há uma versão mais soft que diz que o Candal na resposta a ameaça das “bengaladas” do Portas terá dito: "Não lhe dei uns murros (ou umas bofetadas) porque não tem onde as apanhar."
Aqui para nós que ninguem nos ouve (lê): "As que caissem no chão era as que se perdiam."

Sem comentários:

Enviar um comentário