segunda-feira, 22 de junho de 2009

Grupo de Amigos de Castelo de Vide presta homenagem a Salgueiro Maia

No próximo dia 1 de Julho, Sal- gueiro Maia completaria 65 anos, nesse dia o Grupo de Amigos de Castelo de Vide vai promover-lhe uma homenagem na terra em que nasceu, Castelo de Vide.
Esta é a segunda homenagem que o Grupo presta Salgueiro Maia, a primeira teve lugar no Largo do Carmo em Lisboa em Julho de 2004 (reedição da noticia de Julho de 2004 no então site do GACV).
No âmbito dessa primeira homenagem do GACV a Salgueiro Maia a CM “agarrou” a ideia/proposta do GACV de colocar uma placa evocativa do nascimento do insigne capitão na casa em que nasceu na Rua de Santo Amaro, e encarregou-se ela de o fazer.
Uma das figuras convidadas para homenagear o “nosso” capitão é Carlos Beato actual presidente da CM de Grândola (independente nas listas do PS). Carlos Beato integrou a coluna de Salgueiro Maia quando este obrigou Marcelo Caetano e Américo Tomaz a renderem-se. Recentemente Carlos Beato foi mandatário de Aníbal Cavaco Silva para o concelho de Grândola, provavelmente “por reconhecimento” pela obra de Cavaco, nomeadamente pela recusa deste enquanto primeiro-ministro, em atribuir uma pensão por serviços relevantes prestados à nação a Salgueiro Maia. Curiosamente, ou talvez não, Cavaco Silva atribuiu na mesma altura pensão a dois agentes da famigerada PIDE.

.

Nota: Cada qual responde por si e eu actualmente não faço parte dos órgãos executivos do GACV, sou membro da mesa de Assembleia-geral, se ainda fizesse, da mesma forma que propus a homenagem de 2004, opor-me-ia agora à inclusão do nome de Carlos Beato na homenagem a Salgueiro Maia
.
[Também publico em "O meu capote"]

Sem comentários:

Enviar um comentário