quarta-feira, 24 de junho de 2009

PT - Comissão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Eleição dos representantes dos trabalhadores na Comissão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho na PT Comunicações.

O processo está inquinado, na medida em que impede os trabalhadores de forma livre e independente de se candidatarem à Comissão. O processo depende dos sindicatos, nem mesmo a CT pode patrocinar uma candidatura. Trata-se de um regulamento corporativista que apenas serve para manter o status quo sindical e em nada contribui para a participação da “sociedade civil”. A lei não impede expressamente as candidaturas independentes, contudo o processo é de tal forma burocrático e cheio de obstáculos que dificilmente alguém se aventura na construção de uma lista independente.
Assim ao acto eleitoral do dia 29 apresentam-se três listas. A “A” patrocinada pelo SINTTAV, a “B” com o apoio do STPT, do SNTCT e do STT e a “C” do SINDETELCO.
Apesar da minha oposição ao processo de formação de listas fui convidado por um sindicato a encabeçar uma das listas, confesso que o convite me honrou, contudo recusei por entender que a minha participação no processo implicaria um entendimento entre as diversas ORT’s em vez de contribuir para o acirrar de clivagens.
Seria hipócrita se justificasse a minha recusa apenas por não haver entendimento entre as ORT’s. Essa foi uma razão evidentemente, outra assenta no facto de entender que o processo está inquinado pelas razões já expostas e por ultimo mas não menos importante, por não ter vontade de encetar diálogos com o SINTTAV e muito menos com o SINDETELCO depois de estes terem inviabilizado, mais uma vez uma plataforma de entendimento sindical que permitisse impedir a vergonha que foi a ultima assinatura do AE por parte das ORT’s. Se, aceitasse participar, teria que, para dar cumprimento ao ponto um dos meus três considerandos, que encetar conversações com essas estruturas sindicais.
Enfim, apesar das querelas, que não quero continuar a alimentar, não vou deixar de participar no acto e no próximo dia 29 o meu voto vai para a lista “B”. Os candidatos desta lista não são, enquanto trabalhadores e cidadãos, melhores que os outros das outras listas, têm porem um projecto que procurou a unidade e uniu três organizações sindicais e congrega também a simpatia da CT. A lista “A” é mais uma tentativa de afirmação do SINTTAV e a “C” na linha a que o SINDETELCO nos vem habituando, é mais do mesmo.
Eu voto “B”!

Sem comentários:

Enviar um comentário